FIA aprova mudança para resfriar cockpit de carros da Fórmula 1

Adoção de aparato será válida a partir de 2024

Da redação

O Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aprovou a instalação de um aparato nos carros de Fórmula 1 para facilitar a resposta a altas temperaturas dentro do cockpit.

A novidade foi anunciada pela própria FIA nesta quarta-feira (6), após reunião da entidade em Baku (Azerbaijão) e é válida a partir da temporada 2024. O aparato deverá ser instalado sob os carros e jogará ar fresco nos cockpits.

A mudança é uma resposta da federação às condições enfrentadas pelos pilotos no GP do Catar. Na ocasião, o calor e a umidade provocaram mal-estar em vários pilotos – Logan Sargeant, da Williams, chegou a abandonar a corrida principal.

A adoção do aparato foi uma das novidades anunciadas pela FIA. A entidade ainda comunicou que, a partir de 2024, o tempo gasto por funcionários das equipes no grid antes de um Grande Prêmio será reduzido de 50 para 40 minutos.

Mudança vem após condições extremas do GP do Catar (Imagem: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Além disso, será liberado o trabalho nos carros que largam do pitlane. “A FIA observou que atualmente não existem regulamentos em vigor para descrever o procedimento relacionado ao pessoal e equipamentos relacionados aos carros que partem do pit lane”, explicou a entidade – que, por sua vez, obrigará “a retirada de todo o pessoal e equipamento da pista 90 segundos após o início da volta de formação”.

Por fim, o conselho anunciou a aprovação de “pequenas atualizações” nos regulamentos esportivos, técnicos e financeiros das unidades de potência que valerão a partir de 2026, mas não divulgou detalhes a respeito.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.