O vice-campeonato no Mundial de construtores de 2023 foi recebido de maneira discreta por parte da Mercedes. Com 409 pontos, o time ficou bem atrás da Red Bull (campeã com 860), mas superou a Ferrari (terceira com 406) por uma margem pequena.
Na briga direta pelo segundo lugar entre as equipes, a Mercedes contou com o terceiro lugar de George Russell e com o nono lugar de Lewis Hamilton nos Emirados Árabes Unidos. Na Ferrari, Charles Leclerc foi segundo, mas Carlos Sainz não pontuou.
Para Russell, a posição final no campeonato “significa muito”. A Mercedes fechou a temporada 2023 sem vitórias, algo que havia acontecido pela última vez apenas em 2011.
“Há muita gente na fábrica em Brackley e em Brixworth que trabalhou duro para que que alcançássemos isso. Foi uma temporada realmente desafiadora”, afirmou o piloto do carro 63, que repetiu o melhor desempenho do ano – ele foi terceiro lugar também no GP da Espanha.
“Eu não acredito que este é apenas o segundo pódio do ano, mas estou feliz que a temporada tenha terminado desta maneira”, afirmou também.
O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, procurou encorajar o time e os fãs em busca de melhores resultados a partir de 2024.
“Para todo mundo aí em casa: continuem acreditando em nós, continuem acelerando. Temos que alcançar as estrelas, e isso vai acontecer. Eu prometo”, declarou o dirigente.