Mercedes já avalia mudanças no carro de 2023; Hamilton faz críticas à equipe

Heptcampeão diz que não foi ouvido a respeito de projeto do W14

Da redação

Heptcampeão diz que não foi ouvido a respeito de projeto do W14
Mercedes AMG F1

A temporada 2023 da Fórmula 1 teve apenas uma corrida até aqui, mas a Mercedes já sabe que tem um problema em mãos: o desempenho do modelo W14, desenhado para a disputa ao longo do ano, já carece de melhorias.

O time contou com resultados discretos no Grande Prêmio do Bahrein: Lewis Hamilton foi o quinto, enquanto George Russell foi o sétimo. Os números poderiam ser piores, se Charles Leclerc (Ferrari) não tivesse abandonado a menos de 20 voltas para o fim, quando ocupava a terceira colocação.

Por isso, a Mercedes avalia mudanças no projeto a curto prazo. Segundo Toto Wolff, chefe de equipe do time alemão, as novidades já são avaliadas desde a pré-temporada e podem estar disponíveis logo – pelo menos duas alternativas estariam em análise.

“Isso foi feito no túnel de vento, mas não se trata apenas dos sidepods ou da aparência do carro por fora. Temos que nos aprofundar nos dados e decidir qual direção seguir”, afirmou Wolff em entrevista ao canal de TV austríaco ORF1.

A tendência é que a Mercedes se concentre em reuniões para reavaliar o projeto ao longo da semana. As laterais do carro estão na mira, mas Toto Wolff garante que “você não pode simplesmente colocar sidepods no carro”.

“Nosso carro é estreito, mas não é rápido”, reconheceu o dirigente, que já havia feito críticas semelhantes ao carro após a classificação do sábado (4) - na ocasião, Russel foi sexto e Hamilton foi sétimo.

Críticas de Lewis Hamilton

O desempenho inicial da Mercedes em 2023 gerou críticas de Lewis Hamilton. O heptacampeão afirma não ter sido ouvido no desenvolvimento do W14, mesmo após os problemas que o time teve em 2022 com o modelo W13.

“No ano passado, eu falei para eles sobre as questões do carro”, afirmou Hamilton, em declarações creditadas à BBC.

“Eu pilotei muitos carros na minha vida, então sei do que um carro precisa, sei do que um carro não precisa”, acrescentou.

“E acho que se trata de uma questão de responsabilidade, de assumir e dizer: 'sim, não ouvimos você, não é onde precisa estar e temos que trabalhar'”, completou.

Hamilton indicou que o carro da Mercedes para 2023 pode ser rápido em retas, especialmente graças ao motor, mas sofre para mostrar bom desempenho em curvas.

“Temos que olhar para o equilíbrio nas curvas, olhar para todos os pontos fracos e apenas nos unir como uma equipe”, disse. “Ainda somos multicampeões mundiais, só que eles não acertaram desta vez, não acertaram no ano passado, mas isso não significa que não podemos acertar no futuro.”

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