A Mercedes apresentou nesta quarta-feira (15) o modelo W14 com o qual disputará a temporada 2023 da Fórmula 1. E a principal novidade do carro está na cor: saem as tradicionais pinturas prateadas e voltam os carros pretos, visual com o qual a equipe correu nas temporadas 2020 e 2021.
A retomada do tom é uma aposta na tentativa de diminuir peso dos carros, uma das mudanças que acabaram descartadas para 2023. A categoria queria carros um pouco mais leves, com peso mínimo caindo de 798 kg para 796 kg, mas precisou abrir mão da atualização por causa da adoção de pneus mais pesados na próxima temporada.
No caso da Mercedes W14, a pintura pode ser retirada para deixar os carros mais leves, expondo estruturas de fibra de carbono. A estratégia chegou a ser usada por outras equipes em 2022, deixando visíveis estruturas que contrastavam com as pinturas dos carros.
Com um carro que poderá ser mais leve e adotando as laterais estreitas do W13 usado em 2022, a Mercedes espera poder desafiar Red Bull e Ferrari por vitórias em 2023.
“Nossas expectativas são de sempre sermos capazes de lutar por um título mundial No entanto, nossos rivais eram muito fortes no ano passado, e nós tivemos que correr atrás”, afirmou Toto Wolff, CEO e chefe de equipe da Mercedes.
“Correr no pelotão da frente exige resiliência, trabalho em equipe e determinação. Encaramos cada desafio, colocamos a equipe em primeiro lugar, e agora não deixaremos pedra sobre pedra na busca por cada milissegundo. Neste ano, estaremos de volta ao pelotão da frente”, assegurou.
Galeria de Fotos
F1 2023: Mercedes lança W14 e retoma visual preto 1/6
A equipe optou por realizar o shakedown do novo modelo no mesmo dia. Coube a George Russell dar as primeiras voltas com o W14.
“Até aqui, tudo bem. Tudo correu suavemente (com o shakedown), e é ótimo poder estar de novo ao volante e ver o carro de verdade”, comemorou o jovem britânico, que completa 25 anos nesta quarta.
Em 2022, a Mercedes somou 515 pontos e foi apenas a terceira colocada do Mundial de construtores, atrás de Red Bull (campeã, com 759) e Ferrari (vice, com 554).
Em 2023, pela segunda temporada seguida, o time terá Lewis Hamilton e George Russell como pilotos titulares, respectivamente sexto e quarto colocados no Mundial de pilotos do ano anterior. Mick Schumacher, ex-Haas, estreia como terceiro piloto.