A Ferrari publicou na tarde desta segunda-feira a foto do primeiro dia de trabalho de Federic Vasseur no comando da equipe italiana, direto de Maranello, na Itália.
O francês foi anunciado ainda em 2022 como o substituto de Mattia Binotto, que renunciou ao posto no comando da Scuderia após a crescente pressão pelos maus resultados no ano passado.
"Primeiro dia de trabalho em Maranello. Seja bem-vindo, Fred"
Vasseur, que trabalhou com Leclerc no início da carreira do monegasco na F1, ainda na Sauber, tem mais de 25 anos de trabalho no automobilismo, com a maior parte nas categorias de base. O francês liderou grandes talentos e foi campeão com Nico Rosberg na GP2 (antiga F2), em 2005, e com Lewis Hamilton no ano seguinte.
Na Fórmula 1, Fred ocupou o cargo de chefe de equipe da Renault na temporada 2016, antes de ser contratado pela Sauber/Alfa Romeo em 2017, equipe que chefiava desde então.
Ferrari pagou indenização alta a Binotto para ele ficar fora da F1 por um ano
Enquanto Vasseur inicia sua jornada na Ferrari, vem à tona a notícia de que a Ferrari teria pago um alto valor de indenização a Binotto para evitar que ele se junte a outro time da F1 até, pelo menos, 2024. A informação foi dada pelo site italiano formu1a.uno.
A manobra serve para a Ferrari impedir que o ex-funcionário compartilhe informações privilegiadas sobre o carro de 2023 com equipes rivais.