Neste fim de semana, a F1 disputa a sétima etapa da temporada 2023, com o GP da Espanha, em Barcelona. E foi justamente no país europeu que uma mulher pontuou pela primeira (e última) vez na história da Fórmula 1. Confira essa e outras curiosidades sobre a corrida deste domingo.
1 - O traçado de Barcelona mudou. Agora não há mais a chicane no terceiro setor, recurso que era usado desde a temporada 2006 para tentar juntar o grid, mas que acabou tendo um efeito contrário. A expectativa é que, com a mudança, o tempo de volta caia e que as disputas na reta principal aumentem.
2 - Foi em Barcelona que Verstappen conquistou sua primeira vitória na F1 e também a primeira pela Red Bull, em 2016. O triunfo só foi possível porque Lewis Hamilton e Nico Rosberg, da Mercedes, se embolaram e abandonaram a corrida na primeira volta.
3 - E se lá foi onde Verstappen venceu sua primeira corrida, também foi lá onde Alonso conquistou sua última vitória, na edição de 2013 da corrida, ainda pilotando pela Ferrari.
4 - E ainda melhor: foi lá que Pastor Maldonado conquistou sua única vitória na F1, que também foi a última vitória da Williams, em 2012. O triunfo foi seguido por um incêndio misterioso, mas que acabou sem feridos.
5 - Foi na Espanha, em 1975, que uma mulher pontuou pela primeira (e única) vez na história da F1. Lella Lombardi terminou a corrida na sexta colocação e fez um ponto, que acabou virando meio pelo fato de a corrida ter sido interrompida em função de um grave acidente que terminou com quatro mortos.
Saiba como assistir ao GP da Espanha de F1, marcado para este fim de semana.