Tão logo assinou contrato com a AlphaTauri para a disputa da temporada 2023 da Fórmula 1, Nyck de Vries conversou com Pierre Gasly – justamente o piloto a quem vai substituir no time.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12), em declarações de De Vries publicadas pelo site da AlphaTauri. O holandês foi anunciado pelo time em outubro, mas a imprensa especializada informava já no fim de setembro que as partes tinham compromisso assinado.
“Não houve um momento definitivo (em que soube que iria correr em 2023), uma vez que o processo é bem complexo. Mas, uma vez que o contrato foi assinado, Pierre foi a primeira pessoa com quem falei”, disse De Vries.
“Ele me ligou no FaceTime enquanto eu estava na academia para me dar os parabéns, o que foi muito legal. É claro, minha família estava lá durante todo o processo, e quando as coisas ficaram mais sérias, foi com meu pai que conversei sobre tudo”, acrescentou.
Depois de estrear na Fórmula 1 em 2022 como substituto de Alexander Albon na Williams durante o GP da Itália, De Vries conquistou uma vaga de titular na AlphaTauri para 2023, ao lado de Yuki Tsunoda. Pierre Gasly, então titular, vai para a Alpine para substituir Fernando Alonso.
Mas para avaliar o principal momento da carreira até, De Vries deixou a estreia na F1 em segundo plano. O holandês foi campeão da Fórmula 2 em 2019 e da Fórmula E em 2021, e fez questão de destacar a segunda conquista.
“Se eu fosse apontar um destaque, eu diria que foi vencer a Fórmula 2”, disse. “É o campeonato em torno do qual você vive durante boa parte de sua carreira. Quando você cresce, seu sonho é chegar à F1, e a F2 é o último passo antes disso, então foi um campeonato importante para mim”, acrescentou.
Time do coração
Fora das pistas, Nyck de Vries afirmou ser fã de patinação em velocidade. Mas revelou também seu time de coração: o Heerenven, oitavo colocado na edição 2021/2022 do Campeonato Holandês.
Isso porque é piloto é natural da Frísia, província holandesa que tem Heerenven entre as principais cidades. O escudo do clube faz referência à bandeira da província, que tem faixas diagonais em azul e branco e estampas de um tipo de lírio semelhante a corações.
“Eu torço pelo meu time local, o SC Heerenven, e é daí que vem o desenho do meu capacete”, explicou. “O azul e branco e os corações são parte da marca da província, e as camisas do time têm o mesmo design, então foi algo que incorporei ao meu capacete durante um longo tempo.”