Antes mesmo da primeira corrida de cada temporada, quem curte Fórmula 1 já está de olho no calendário. Afinal, o começo do ano é época de apresentação dos novos carros.
São semanas marcadas pelas curiosidades. Novos pilotos, novos patrocinadores, novas cores e novas linhas aerodinâmicas: tudo é visto pela primeira vez nas apresentações.
Em 2023, não deve ser diferente, e as equipe já agendaram as exibições. A Aston Martin foi a primeira a definir uma data de lançamento, e prometeu apresentar o AMR23 em 13 de fevereiro.
Já a Ferrari apresentará seu novo carro no dia seguinte. A equipe, no entanto, ainda não divulgou o nome do carro que sucederá o F1-75 usado em 2022.
Terceira equipe a anunciar uma data, a AlphaTauri mostrará o AT04 em 11 de fevereiro. O lançamento será feito em Nova York, nos Estados Unidos.
Quarta a divulgar uma data, a Alpine apresentará o A532 em 16 de fevereiro, em Londres. A McLaren veio na sequência e marcou o lançamento para o dia 13, mesma data da Aston Martin.
Depois, a Williams escolheu o 6 de fevereiro para sua exibição. A Mercedes, sétimo time a definir uma data, apresentará o F1 W14 no dia 15.
A Red Bull, oitava a definir a data, escolheu apresentar antes das principais rivais e vai exibir o RB19 em 3 de fevereiro. A apresentação também será em Nova York, a exemplo do que fará a AlphaTauri.
A Alfa Romeo, a nona equipe a anunciar a data, será a terceiro a apresentar o carro, um dia depois da Williams, em 7 de fevereiro. O C43 será apresentado em um evento em Zurique, na Suíça.
A Haas foi a última a divulgar uma data, mas será a primeira a se apresentar: 31 de janeiro. A tendência é que a equipe apresente apenas as novas cores em um modelo de exibição - o verdadeiro VF-23, que será usado na temporada, deve ser conhecido posteriormente.
Após os lançamentos, os carros deverão estrear nos testes de pré-temporada, no Bahrein. As sessões acontecerão entre 23 e 25 de fevereiro.
Confira as datas de lançamentos dos carros da temporada 2023 da F1:
- 31 de janeiro: Haas
- 3 de fevereiro: Red Bull
- 6 de fevereiro: Williams
- 7 de fevereiro: Alfa Romeo
- 11 de fevereiro: AlphaTauri
- 13 de fevereiro: Aston Martin e McLaren
- 14 de fevereiro: Ferrari
- 15 de fevereiro: Mercedes
- 16 de fevereiro: Alpine