Fórmula 1

Os cinco recordes que Verstappen pode quebrar na temporada 2022 de F1

Saiba quais são as marcas que o atual campeão pode bater até o fim do ano

Da redação

Max Verstappen pode quebrar diversos recordes em 2022 Red Bull Racing
Red Bull Racing

A dominância de Verstappen em 2022 é tamanha que além do provável bicampeonato, o holandês pode quebrar diversos recordes nas seis etapas restantes. Confira abaixo as marcas que podem ser batidas ainda essa temporada pelo piloto da Red Bull. 

1 - Mais vitórias em uma temporada

Hoje, essa marca é de 13 vitórias e pertence a dois pilotos: Michael Schumacher (2004) e Sebastian Vettel (2013). Com 11 vitórias até agora e 6 corridas até o fim da temporada, a probabilidade de Max bater essa marca é grande. 

Ajuda o holandês o fato de as temporadas atuais terem mais corridas. Em 2004 foram 18 GPs, enquanto em 2013 foram 19. O campeonato de 2022 conta com 22 etapas (isso porque o GP da Rússia foi cancelado, senão seriam 23). 

2- Vitórias consecutivas

O atual recorde é de 9 vitórias consecutivas e também pertence a Sebastian Vettel - e também na dominante temporada de 2013, quando o alemão venceu do GP da Bélgica até o GP do Brasil daquele ano. 

Verstappen está numa sequência de 5 vitórias consecutivas, com 6 corrridas pela frente. Logo, o holandês pode não apenas igualar o recorde de Seb, mas também passar com uma boa margem. 

Inclusive, com os números atuais, Verstappen já igualou as melhores sequências de Lewis Hamilton, nos anos de 2014 e 2020. 

3 - Maior pontuação

Essa é uma marca que também vai ficando maior conforme o número de corridas por ano aumenta. Atualmente o recorde é de Lewis Hamilton, que fez 413 pontos em 2019.

Verstappen tem atualmente 335 pontos, com 164 em jogo (sendo 150 de toda as vitórias + 6 de todas as voltas mais rápidas + 8 da vitória na Sprint de Interlagos). Ou seja, grandes chaces de o holandês quebrar mais essa marca. 

4 - Maior margem de pontos sobre segundo colocado

Novamente Sebastian Vettel é o detentor desse recorde. E novamente na temporada de 2013, quando encerrou o ano com 155 pontos de vantagem sobre Fernando Alonso, o vice-campeão. 

Atualmente, Max tem 116 pontos de vantagem para Leclerc, com 6 corridas até o fim. 

5 - Mais voltas rápidas

De todos, esse é sem dúvidas o mais complicado de ser batido. Principalmente agora que vale pontuação extra e que os pilotos costumam parar na última volta para colocar pneus macios e ir atrás da volta rápida. 

O recorde é dividido entre Michael Schumacher (2004) e Kimi Raikkonen (2005), ambos com 10 voltas mais rápidas. Atualmente, Verstappen tem 5 voltas mais rápidas. Então, ainda que seja matematicamente possível, na prática, deve ser difícil de acontecer. 

Vale lembrar que Max pode ser campeão já na próxima corrida, em Singapura, dependendo de alguns resultados (veja como). E se isso acontecer, o holandês se tornaria, junto com Nigel Mansell, o segundo piloto a ser campeão de forma mais precoce, com 5 corridas de antecedência. 

Notícias

Carregar mais