GP da Holanda vai testar "brita fake" para evitar pedras na pista

Solução foi criada após diversas interrupções em 2021 para limpeza da pista

Da redação

Brita fake será testada em Zandvoort
Jon Noble/Motorsport.com

O GP da Holanda vai testar uma solução para evitar que pedrinhas da caixa de brita se espalhem pela pista e provoquem interrupções para limpeza durante o fim de semana de corrida em Zandvoort. 

Segundo o site “Motorsport”, a organização criou uma espécie de “brita fake”, que nada mais é que uma faixa de brita de 1m em que as pedras são mantidas coladas umas as outras por um tipo de resina. 

A solução será aplicada na curva 12, chicane em que diversos pilotos acabaram saindo da pista em 2021, trazendo consigo sujeira ao voltar para o traçado de corrida. 

Dificilmente os pilotos poderão se aproveitar da caixa de brita fake para levar vantagem, já que essa parte tem pouca aderência. Vale ressaltar que logo depois da faixa de 1 metro começa a caixa de brita normal. 

O diretor do GP, Jan Lammers, crê que, caso funcione, a solução poderá ser aplicada em outros circuitos que sofrem do mesmo problema. 

“Para evitar as pedrinhas na pista, fizemos o primeiro metro parecendo com brita, mas que funciona mais como asfalto. Não dá muito para usar, porque além de escorregar, o local é bastante ondulado. Pelo menos deve evitar sujeira na pista, então pode ser legal para outras pistas”.

O GP da Holanda será disputado neste domingo, dia 4 de setembro, e será válido pela 15ª etapa da temporada 2022 de F1. Saiba como e onde assistir. 

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.