Piloto da Fórmula 2, o belga Amaury Cordeel perdeu a carteira de motorista após ter sido flagrado a 179km/h em uma via em que o limite era de 50km/h enquantro gravava um vídeo para o Tik Tok. O fato ocorreu em dezembro de 2020, mas o piloto só foi julgado agora, tendo a licença suspensa por seis meses, além de ser multado em 3.600 euros (cerca de R$ 19 mil).
A defesa negou que seria Cordeel no volante do carro, mas o juiz não quis saber e suspendeu a carteira do piloto por seis meses.
“Não ligação entre o vídeo e o fato de ser meu cliente dirigindo. Era o carro do pai, mas não há evidência de que era ele”, alega e defesa.
O vídeo, que foi postado na conta de Cordeel, foi posteriormente deletado. Mas não antes da polícia local ter visto e processado o piloto de 20 anos. Ainda não se sabe como o ocorrido impactará na vida do belga na F2.
"É algo que precisa ser discutido com a FIA para sabermos como lidar. Mas, com certeza, é algo que não podemos ignorar", afirma Bruno Michel, CEO da F2.
Cordeel completou a temporada 2022 da F2 pela equipe Van Amersfoort Racing. Porém, em 2023, o piloto disputará o campeonato com a Virtuosi.
Curiosamente, o belga também já foi punido dentro da F2 por ter estourado os “pontos na licença”. Após receber 12 pontos de penalidade no ano, Amaury foi suspenso da etapa de Silverstone.
Amaury terminou a temporada 2022 da F2 em 20º, com 14 pontos marcados. O melhor resultado do piloto foi um sexto lugar na etapa de Zandvoort.