GP da Inglaterra: fatos e curiosidades da 10ª etapa da temporada 2022 de F1

De forma positiva ou negativa, Lewis Hamilton deve quebrar algum recorde no fim de semana em Silverstone

Da redação

Lewis Hamilton no GP da Inglaterra
F1

O GP da Inglaterra dará início a uma verdadeira maratona na F1, que terá quatro corridas em cinco fins de semana no mês de julho. A etapa, berço da F1 e no calendário desde 1950, tem uma incrível história e pode ser palco de recordes neste fim de semana. Confira fatos e curiosidades da prova realizada em Silverstone. 

1 - O GP da Inglaterra esteve presente em TODAS as temporadas da F1 desde o nascimento da categoria, em 1950. O GP da Itália é a única outra etapa que detém essa marca. 

2- Silverstone era uma base aérea na Segunda Guerra Mundial, que foi convertida em circuito. No início, o traçado era composto pelas vias ao redor da base. 

3 - A Ferrari foi a equipe que mais venceu o GP da Inglaterra, com 17 vitórias. A segunda é a McLaren, com 14, seguida pela Williams, com 10 e Mercedes, com 9. A última vitória da equipe italiana foi em 2018, com Sebastian Vettel. 

4 - Lewis Hamilton é o piloto mais vitorioso, com 8 triunfos. Uma vitória neste fim de semana coloca o britânico num patamar inédito na F1, já que nenhum piloto venceu 9 vezes num mesmo GP. 

5 - Além de Silverstone, o GP da Inglaterra já foi realizado em outros dois circuitos: Aintree, em Liverpool (em alternância com Silverstone, entre 1955 e 1962) e Brands Hatch, em Kent (m alternância com Silverstone, entre 1964 e 1982). 

6 - Enquanto sexta-feira do GP da Inglaterra marca o 33º aniversário de Daniel Ricciardo, o domingo é a vez de Sebastian Vettel apagar as velinhas pelos seus 35 anos. 

7 - Russell chega no GP em casa com a chance de ser o único piloto a terminar todas as 10 corridas de 2022 entre os cinco primeiros. 

8 - Lewis Hamilton subiu ao pódio do GP da Inglaterra 11 vezes, mais do que qualquer outro piloto na história. Os que mais chegam perto são Alain Prost, Michael Schumacher e Kimi Raikkonen, com 7 pódios cada. 

9 - Em 2020, por causa da pandemia e da limitação de viagens, o circuito de Silverstone recebeu duas etapas seguidas, mas uma delas foi chamada de GP do 70º aniversário da F1. A corrida foi vencida por Verstappen, com 11s de vantagem para Hamilton, o segundo colocado. 

10 - Por causa dos feitos de Lewis Hamilton no automobilismo, a Federação Britânica de Automobilismo homenageou o britânico dando o nome dele à reta dos boxes (Hamilton Straight) do circuito de Silverstone. 

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.