Horas após a bandeirada do GP dos EUA, a direção de prova puniu Fernando Alonso por um protesto da Haas por considerar que o carro do piloto oferecia risco a outros competidores em função de um retrovisor solto, que depois acabou caindo.
Alonso se envolveu em um acidente com Stroll, mas conseguiu voltar aos boxes e trocar a asa dianteira e pneus para seguir na prova e terminar em sétimo. Mas durante a corrida e por causa do contato com a Aston Martin, o retrovisor direito começou a balançar até cair. E o regulamento da F1 não permite que um carro dispute um GP com apenas um espelho retrovisor.
Assim, os comissários puniram o piuloto com um “stop and go” de 10 segundos, que foi convertido em 30 segundos no tempo total de corrida, fazendo com que o espanhol caísse de sétimo para 15º e perdesse os pontos conquistados.
A polêmica nesse caso se dá pelo fato de a Haas ter pedido em duas ocasiões durante a corrida para que fosse mostrada a bandeira preta e laranja (que indica que uma falha mecânica no carro em questão oferece risco a outros e obriga o piloto a ir para os boxes reparar o problema). Apesar disso, a direção de prova não exibiu a bandeira, punindo o espanhol somente após ao termino da corrida.