Enzo Fittipaldi é o mais novo integrante da academia de formação de pilotos da Red Bull. A informação foi divulgada com exclusividade neste sábado (12) pelo Band Esporte Clube.
“Estou extremamente contente. Para falar a verdade, estou sem palavras, ainda estou processando tudo. Estou muito grato por esta oportunidade, é um passo muito grande na minha carreira, um passo muito importante. Estou muito feliz com essa oportunidade”, afirmou o piloto.
“Estou representando o Brasil e muito feliz de representar o Brasil como piloto Red Bull. Ainda mais foco agora, mais motivação para continuar trabalhando muito duro para um dia eu conquistar o sonho que é pilotar na Fórmula 1”, acrescentou.
Segundo Enzo, as conversas começaram entre as etapas de Spa-Francorchamps (27 e 28 de agosto) e Monza (10 e 11 de setembro) da Fórmula 2. Ao lado do irmão, Pietro, ele foi recebido por Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, e Helmut Marko, consultor do time austríaco.
Aos 21 anos, o brasileiro deverá trabalhar no desenvolvimento tanto da Red Bull quanto da AlphaTauri na Fórmula 1. Além disso, entra na lista de possíveis pilotos em treinos livres da categoria a partir de 2023.
Em 2022, a Red Bull escalou Jüri Vips para o primeiro treino livre do GP da Espanha, mas o estoniano acabou desligado da equipe após comentários racistas em uma live. Na AlphaTauri, o escolhido para os treinos foi o neozelandês Liam Lawson, que participou de sessões nos GPs da Bélgica e do México.
Enzo já vinha sendo sondado pela Fórmula 1 nos últimos meses, com especulações ligando seu nome a equipes como Alpine e Williams. À Band, em outubro, o jovem brasileiro admitiu ter recebido contatos de escuderias.
"O que posso dizer é que recebi várias ligações de diversas equipes de Fórmula 1, mas, por enquanto, não tem nada confirmado. Meu foco é continuar acelerando nas pistas”, afirmou.
Enzo chegou a integrar a academia de pilotos da Ferrari, mas deixou o programa em 2021 após cinco anos de participação. No mesmo ano, ganhou as primeiras oportunidades na Fórmula 2, a convite da Charouz.
Promovido a titular do time tcheco na temporada 2022 da F2, o brasileiro demonstrou desempenho bastante competitivo. Passadas 13 das 14 primeiras etapas do ano, o neto de Emerson Fittipaldi é o sexto colocado, com 126 pontos. Agora, antes de estrear como piloto do programa, quer manter o foco na categoria de formação da F1.
“É como eu falei: é um passo muito importante na minha carreira, mas ainda tem muita estrada pela frente. E tem a etapa de Abu Dhabi (da F2, em 19 e 20 de novembro), que é muito importante para mim. É continuar fazendo meu melhor. O trabalho vai depender de mim, fazer o melhor possível”, declarou.