O estado de saúde de Michael Schumacher, sete vezes campeão de Fórmula 1, tornou-se uma incógnita desde o grave acidente sofrido em 2013, quando o ex-piloto esquiava com o filho na estação de Meribel, nos Alpes Franceses.
A falta de informações claras sobre o heptacampeão tem um motivo, segundo o advogado da família, Felix Damm. Em entrevista ao portal alemão LTO (Legal Tribune Online), o profissional, que representa Schumacher desde 2008, explicou.
Sempre foi uma questão de proteger coisas privadas. Claro, discutimos muito sobre como isso é possível. Então também consideramos se um relatório final sobre a saúde de Michael poderia ser o caminho certo a se fazer. Mas isso não seria o suficiente e teria que haver ‘relatórios’ de atualização - Felix Damm, advogado de Schumacher.
"A mídia, repetidas vezes, perguntaria: ‘E como está agora?’. Um, dois, três meses ou anos após a divulgação de um boletim. E, se nós então quiséssemos tomar medidas contra esta informação, teríamos que lidar com o argumento da divulgação voluntária que teríamos feito", continuou Felix Damm.
“Ainda tenho na cabeça a imagem dos numerosos jornalistas e fotógrafos que, durante dias depois do acidente, esperaram por informações fora do hospital. Para aliviar a pressão, as primeiras informações gerais sobre as lesões foram dadas em coletivas de imprensa nas quais os médicos assistentes também estavam presentes. Na realidade, tratava-se de conteúdos classificados como privacidade. Isso era realmente novo. Até então, a informação sobre assuntos privados era absolutamente tabu”, completou o advogado.
De acordo com a versão oficial da família, Schumacher acordou do coma quase seis meses após o acidente de esqui e está consciente e se recuperando de forma lenta, mas em evolução.
Segredo com os fãs de Schumacher
Naturalmente [é ruim para os fãs não ter notícias claras]. Mas também acredito que a grande maioria dos fãs consegue lidar bem com isso e também respeitar o fato de o acidente ter desencadeado um processo em que a privacidade é necessária e continuará sendo assim - Felix Damm.
Qual foi o acidente do Schumacher?
Michael Schumacher estava esquiando com o filho no dia 29 de dezembro de 2013 quando sofreu um grave acidente na estação de Meribel, nos Alpes Franceses. Ele estava fora das partes sinalizadas da pista e bateu a cabeça em uma pedra. À época, ele já tinha se aposentado da F1 e estava com 44 anos.