Emerson Fittipaldi revela que venceu prova na Fórmula Indy após dica de Senna

Um ajuste completamente diferente do normal no carro para um circuito fez Fittipaldi garantir a pole e a vitória na etapa de Detroit em 1989

Emerson Fittipaldi revela que venceu prova na Fórmula Indy após dica de Senna
Emerson Fittipaldi revela que venceu prova na Fórmula Indy após dica de Senna
Reprodução

Com dois títulos mundiais, em 1972 e 1974, Emerson Fittipaldi se aposentou da Fórmula 1 em 1980. No entanto, o piloto brasileiro não conseguiu ficar parado por muito tempo e, em 1984, foi se aventurar nos Estados Unidos, iniciando sua trajetória na Fórmula Indy. Por lá, manteve a rotina de vitórias - e com a ajuda de outra lenda brasileira: Ayrton Senna.

Emerson Fittipaldi em Detroit - 1989

Em junho de 1989, Fittipaldi pilotava para a Penske Racing e enfrentava dificuldades para ajustar o carro durante os treinos livres para o Grande Prêmio de Detroit, nos Estados Unidos.

Durante uma coletiva da OKX em parceria com a McLaren em São Paulo, o piloto revelou que, antes da classificação para a prova, ligou para Ayrton Senna em busca de ajuda.

Na Fórmula 1, Senna havia vencido em Detroit por três anos consecutivos, em 1986, 1987 e 1988. Como as pistas eram semelhantes, Fittipaldi resolveu ligar para Senna, que na época corria pela McLaren.

Normalmente, em um circuito de rua com muitas ondulações, a barra estabilizadora do carro é ajustada para ser mais macia, ajudando a lidar com as irregularidades. Mas a dica de Senna foi exatamente o oposto.

“Um dia antes, liguei para o Ayrton, e ele me disse para colocar uma barra mais dura no carro. Fiquei com aquilo na cabeça e fui para a classificação. Faltando três minutos para o fim, eu estava em segundo ou terceiro e falei para o meu engenheiro mudar para a barra mais rígida. Dito e feito. Fiz a pole e ainda ganhei a corrida”              

Nos 30 anos da morte de Senna, o tricampeão brasileiro de Fórmula 1 receberá várias homenagens durante o fim de semana do GP de São Paulo. Neste sábado (2), o público foi convocado a ir a Interlagos usando as cores da bandeira do Brasil, mesmo dia em que Lewis Hamilton pilotará a McLaren com que Senna conquistou o seu bicampeonato mundial em 1990

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais