Drugovich e vencedor de 2023: veja lista de campeões de F2 que não subiram para a F1

Apesar de Gabriel Bortoleto ter conseguido vaga na Sauber em 2025, conquistar a taça da última parada antes da Fórmula 1 não é garantia de sucesso

Drugovich e vencedor de 2023: veja lista de campeões de F2 que não subiram para a F1
Felipe Drugovich
F1

O Brasil voltará a ter um piloto na Fórmula 1 após sete anos, com Gabriel Bortoleto na Sauber no ano que vem. A vaga veio credenciada por uma campanha histórica do brasileiro na Fórmula 2, em que acabou conquistando o título. 

Mas nem sempre levantar a taça na modalidade significou vaga garantida na maior categoria do automobilismo mundial. 

Veja alguns exemplos:

Théo Pourchaire 

O caso mais recente envolve o francês Théo Pourchaire, campeão da Fórmula 2 em 2023 e vice-campeão da categoria em 2022. 

Ele foi piloto reserva da Sauber na última temporada, mas nunca conseguiu participar de um Grande Prêmio. No fim da temporada, ele deixou o projeto de desenvolvimento de pilotos da equipe. 

Felipe Drugovich

O brasileiro Felipe Drugovich, campeão da F2 em 2022, é outro que ainda luta por uma vaga na Fórmula 1. Piloto reserva da Aston Martin no último ano, ele chegou a participar de alguns treinos livres, mas nunca de uma corrida. 

Houve a especulação de que ele poderia participar dos treinos e até da corrida no GP de Interlagos, no lugar de Fernando Alonso, vítima de uma infecção estomacal. 

No fim, Oliver Bearman, que vai correr pela equipe em 2025, realizou os treinos livres, e Alonso se recuperou para entrar no carro no resto do fim de semana. 

Fabio Leimer

A Fórmula 2 viveu uma década de ouro, com oito pilotos chegando na Fórmula 1 entre 2013 e 2021. Para achar o último a não conseguir uma vaga, é preciso voltar até a “GP2”, antecessora da atual Fórmula 2. 

O suíço Fabio Leimer conquistou a taça da categoria em 2013. Em 2015, ele chegou a ser anunciado como piloto de testes da Marussia, mas só participou de um treino livre. 

Mirko Bortolotti


Além da GP2, a FIA teve entre 2009 e 2012 outro campeonato chamado Fórmula 2, que acabou encerrado por falta de atratividade. 

Mesmo assim, o italiano Mirko Bortolotti, campeão em 2011, chegou a ter aventuras na Fórmula 1. Em 2008, antes mesmo de conquistar o título, ele chegou a ser especulado como um dos substitutos de Felipe Massa, afastado devido a um grave acidente. Em 2011, ele chegou a fazer testes na Williams, mas sem avanço. 

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais