Jack Doohan foi apenas o 19º colocado da qualificação para o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka. Mas correu o risco de nem mesmo conseguir ir para a pista neste sábado (5).
Na véspera, o australiano da Alpine sofreu um forte acidente no segundo treino livre, perdendo o controle do carro na curva 1 e batendo nas barreiras de proteção. Saiu ileso, mas os mecânicos da equipe francesa precisaram trabalhar a noite toda para que o carro estivesse em condições de voltar para a pista no dia seguinte.
Com o carro reconstruído, Doohan foi o 14º colocado no terceiro treino livre. Na classificação, porém, não repetiu o bom desempenho e foi eliminado ainda no Q1.
Após a qualificação, em entrevista à Band, Doohan se mostrou satisfeito por ter conseguido voltar à pista para contabilizar voltas neste sábado.
“Nós discutimos internamente (sobre o acidente) e chegamos a uma conclusão, o que foi ótimo. Então, tentamos tirar o máximo de hoje - o que foi difícil, obviamente. Voltar após aquilo e com apenas três voltas no (segundo) treino livre, digamos que não ajudou”, reconheceu.
Na qualificação, conseguiu dar nove voltas, marcando 1:28.877 na melhor delas. Para o australiano, uma vaga no Q2 era possível, mas um erro na última tentativa acabou causando a eliminação precoce.
“Acho que o Q2 poderia ser acessível, mas cometi um pequeno erro no fim da minha volta”, assumiu.