Dez vezes em que o pit stop da Fórmula 1 deu errado

Incêndio no reabastecimento, mangueira presa no carro, pneus esquecidos, porcas presas e mais incidentes macam a história das paradas nos boxes na F1

Carro de Jos Verstappen pega fogo em pit stop
F1

Os pit stops da Fórmula 1 são um dos momentos mais impressionantes do esporte, quando uma equipe de mais de dez pessoas se reúne para trocar quatro pneus em cerca de dois segundos. Mas às vezes as coisas não saem como esperado e acidentes ou trapalhadas acabam estragando os planos de piloto e equipe de voltar para a pista o mais rápido possível. Relembramos abaixo dez vezes em que o pit stop da F1 deu errado,

1 - Nigel Mansell, Portugal, em 1989

O britânico ficou conhecido pelo arrojo, mas também pelas trapalhadas, e essa foi uma delas. Ao errar o box da Ferrari, Mansell precisou dar ré no pitlane, o que é ilegal, e acabou desclassificado da corrida. 

2 - Jos Verstappen, na Alemanha, em 1994

Um dos grandes motivos pelo qual o reabastecimento foi abolido da F1 foi a segurança. E esse caso aqui de Jos Verstappen ilustra bem. A mangueira de combustível se rompeu e, ao pegar nas partes quentes do carro, um incêndio se iniciou. Apesar do susto, os mecânicos conseguiram apagar o fogo. Verstappen ficou com algumas queimaduras de primeiro grau no rosto, mas nada que o impedisse de conqusitar os primeiros pontos na F1 nas duas corridas seguintes. 

3 - Lewis Hamilton, na China, em 2007

Aqui não foi propriamente erro no pit stop, mas na entrada dos boxes. Era o primeiro ano de Hamilton na F1 e o britânico disputava o título daquela temporada com Fernando Alonso, seu companheiro. Ao entrar nos boxes para fazer seu pit stop, o piloto passou direto e foi parar na brita, se vendo obrigado a abandonar a corrida. O erro se provou decisivo na luta pelo campeonato, que acabou ficando com Raikkonen, da Ferrari. 

4 - Felipe Massa, em Singapura, em 2008

Não bastasse a batida proposital orquestrada pela equipe Renault para favorecer Fernando Alonso, o desdobramento do acidente foi uma Ferrari aflita por fazer o pit stop de Felipe Massa e mandar o líder da corrida de volta para a pista. Acontece que a pressa era tanta que a mangueira de combustível ficou presa no carro do brasileiro, atrasando ainda mais sua saída dos boxes. 

5 - Hamilton, Raikkonen e Rosberg, no Canadá, em 2008

Novamente uma situação que não envolve diretamente a equipe de pit stop, mas que aconteceu no pit lane. Foi no GP do Canadá de 2008, quando Massa esperava o luz verde para sair dos boxes e um Lewis Hamilton afoito acabou batendo em sua traseira. Nico Rosberng, então na Williams, vinha logo atrás e não conseguiu frear, batendo na McLaren de Hamilton. 

6 - Kovalainen e Raikkonen, Brasil, em 2009

De novo culpa da mangueira de combustível, que ficou presa na McLaren de Heikki Kovalainen. Com o combustível sendo jogado para trás e atingindo o carro do compatriota Kimi Raikkonen, a Ferrari do finlandês acabou se incendiando brevemente, mas logo o fogo se extinguiu, para a sorte de todos. 

7 - Nico Rosberg, na Hungria, em 2010

A Mercedes não prendeu corretamente a roda traseira direita do carro do alemão, que se soltou no meio do pitlane e foi rodando em direção aos mecânicos de outras equipes, a postos para os pit stops. Por sorte, ninguém se feriu com gravidade, mas…

8 - Kubica e Sutil, na Hungria, em 2010

…a roda solta provocaria uma confusão suficiente para que um novo acidente acontecesse. No meio do caos, ao tentar deixar os boxes, Kubica acabou batendo no carro de Adrian Sutil, que se preparava para fazer a sua parada. 

9 - Daniel Ricciardo, em Mônaco, em 2016

Ricciardo liderava confortavelmente o GP de Mônaco daquele ano. Ao fazer um pit stop normal, a equipe simplesmente esqueceu os pneus do australiano, que ficou parado nos boxes esperando por intermináveis segundos. Depois da confusão, Ricciardo voltou em segundo atrás de Hamilton, mas jamais conseguiu ultrapassar o britânico e retomar a liderança da corrida. 

10 - Valtteri Bottas, em Mônaco, em 2021

Mais um pit stop normal que viraria um caos. Isso porque a equipe Mercedes simplesmente não conseguia remover a porca que prendia a roda dianteira direita. Para se ter ideia da dificuldade, o piloto precisou abandonar a corrida por causa do problema, e a porca precisou ser serrada para ser completamente retirada. 

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.