O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, tentou vetar o aval do circuito de Las Vegas que recebeu um Grande Prêmio de Fórmula 1 em 2023.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (5) pelo site da rede de TV britânica BBC e indica mais tensões entre a FIA e a Fórmula 1. Segundo a emissora, a denúncia foi feita pela mesma pessoa que alega que Ben Sulayem trabalhou para cancelar uma punição dada a Fernando Alonso () no GP da Arábia Saudita de 2023.
A fonte citada pela BBC afirma ter recebido, “a pedido do presidente da FIA”, uma maneira de não dar o aval de segurança para a pista norte-americana. A queixa foi encaminhada ao comitê de ética da entidade em um relatório do departamento de compliance, ao qual a emissora afirma ter tido acesso.
Segundo o documento, a pessoa encarregada deveria encontrar uma maneira de encontrar falhar na pista que pudessem suspender a licença da pista. A questão poderia ser “artificialmente identificada” caso não existisse de fato um obstáculo para a realização da prova.
A pessoa citada no relatório diz ter sido contatada por um superior instruído pelo presidente da FIA para o cumprimento da tarefa. Os envolvidos, no entanto, não conseguiram “encontrar quaisquer obstáculos no circuito, então certificaram o circuito como sendo apto para a corrida”, diz o texto.
O GP de Las Vegas voltou ao calendário da Fórmula 1 em 2023, com organização da própria categoria. A Liberty Media investiu mais de US$ 635 milhões (mais de R$ 3,1 bilhões em valores atuais) para a realização da etapa, a terceira do calendário da F1 nos Estados Unidos.
Durante o primeiro treino livre do GP de Las Vegas de 2023, Carlos Sainz (Ferrari) passou por cima de uma tampa de bueiro na reta do trecho conhecido como The Strip. O incidente danificou o chassi do carro do espanhol, encerrou o primeiro treino e provocou atraso no início da segunda sessão do dia.
O segundo treino começaria à 0h de sexta-feira, mas o público foi dispensado à 1h30 (horários locais) com a promessa de recompensa financeira em produtos oficiais. A sessão terminou às 4h (horário local), pouco antes da liberação das vias locais para o tráfego.
Um porta-voz da Federação Internacional de Automobilismo afirmou que “a aprovação do circuito de Las Vegas seguiu o protocolo da FIA em termos de inspeção e certificação”. Em posterior manifestação, a entidade confirmou ter recebido uma queixa no departamento de compliance “envolvendo determinados membros” de sua cúpula, prometendo analisar a questão.
A Fórmula 1, por sua vez, não se manifestou a respeito.