De campeão a sensação: quem foram os concorrentes de Bortoleto por vaga na Sauber

Vettel? Drugovich? Colapinto? Veja quais foram e para onde devem ir os nomes cotados para a vaga que será do brasileiro

O esporte brasileiro comemorou nesta quarta-feira (6) a informação de que Gabriel Bortoleto será titular da Sauber na Fórmula 1 a partir de 2025. Será o fim de um longo hiato na categoria: o Brasil não tinha um piloto titular no grid da categoria desde o fim de 2017.

Mais do que a vaga na Sauber, Bortoleto tem pela frente um projeto audacioso. A partir de 2026, a Sauber dará lugar à Audi, que assume a operação como equipe de fábrica. Ao seu lado, o brasileiro terá como companheiro de equipe o experiente alemão Nico Hulkenberg.

“Este é um dos projetos mais emocionantes no automobilismo, se não em todos os esportes. Juntar-se a uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de simplesmente ser um membro, pretendo crescer com este projeto ambicioso e atingir o auge do automobilismo. Sou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de nutrir jovens talentos, e estou confiante de que juntos escreveremos nossa própria história de sucesso”, comemorou o brasileiro em comunicado oficial.

A própria Audi também demonstrou otimismo com o estreante. “Estamos testemunhando atualmente uma mudança geracional na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato. Ao contratar Gabriel Bortoleto, garantimos um desses grandes talentos. Sua contratação ressalta a estratégia de longo prazo da Audi e o comprometimento com a Fórmula 1”, celebrou Gernot Döllner, CEO da Audi AG e presidente do conselho de administração da Sauber Motorsport AG.

Gabriel Bortoleto estará no projeto da Audi na F1 (Imagem: Audi Sport)

Mas até que a Sauber definisse Gabriel Bortoleto como o escolhido, muitos outros nomes foram cogitados. A lista de especulações tem de tudo, e vai de grandes astros a outros novatos.

O nome mais estrelado da disputa era o de Sebastian Vettel. Aos 37 anos, o tetracampeão de Fórmula 1 costuma ter o nome especulado para um retorno ao grid - e o fato de ser alemão como a Audi, que assumirá o comando da Sauber a partir de 2026, pesa a favor. No entanto, embora Vettel admita sentir falta de competições, nada indica que um retorno seja uma possibilidade real.

Valtteri Bottas despontava como o principal adversário de Gabriel Bortoleto na disputa. No entanto, o desempenho do finlandês de 35 anos na temporada - sem pontuar ao longo de 21 etapas - pesou contra. Rumores indicam que deve trabalhar como reserva da Mercedes em 2025.

Guanyu Zhou também tinha interesse em permanecer no time depois de três temporadas - e, embora tenha construído uma boa imagem neste período, não foi o suficiente para permanecer. O chinês tem destino incerto, mas o CEO da Fórmula E já indicou que é um nome que interessa à categoria elétrica - assim como Logan Sargeant, que deixou a Williams e ainda busca nova ocupação.

Outro que apareceu na briga foi Kevin Magnussen, que deixará a Haas no fim de 2024. O dinamarquês foi uma especulação de última hora, mas tudo indica que não decolou dentro do time. Magnussen deve deixar a Fórmula 1, mas com mercado em outras categorias. Em 2021, quando deixou a F1 pela primeira vez, disputou a temporada da IMSA nos Estados Unidos e até correu uma prova na Indy.

Mick Schumacher corria por fora. O alemão está fora do grid desde o fim de 2022, depois de não renovar com a Haas, e vem trabalhando como piloto de testes da Mercedes na Fórmula 1 e como titular da Alpine na WEC. Apesar de todo o lobby alemão por uma vaga, deve continuar fora da F1.

O argentino Franco Colapinto também passou a ser cotado. Apesar das boas apresentações na Williams desde que assumiu a vaga do dispensado Logan Sargeant, Colapinto ficou sem vaga para 2025. A Williams, que terá Alexander Albon e Carlos Sainz como titulares, tentou um lugar para sua revelação. Mas a tendência é que Franco, sensação do grid na segunda metade de 2024, fique na reserva como uma boa opção para os times em 2026.

O nome de Felipe Drugovich foi mais um na lista. O paranaense admitiu ter conversado com a Sauber, mas as conversas não evoluíram. Assim, em 2025, ele deve seguir como reserva da Aston Martin, mas também com possibilidade de disputar provas em outras categorias, como a Fórmula E e a Indy.

Por fim, o destino mais incerto é o de Theo Pourchaire. Campeão da Fórmula 2 em 2023, o francês não emplacou em 2024, disputando provas na Super Fórmula e na Fórmula Indy. Reserva da Sauber, ainda busca um lugar para correr.

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