Daniel Ricciardo voltou a pilotar um carro de Fórmula 1 nesta terça-feira (11), em testes coletivos de pneus da categoria no circuito de Silverstone, Inglaterra.
É a primeira vez que o australiano volta a um cockpit desde que perdeu a vaga de titular na McLaren no fim de 2022. Ricciardo foi substituído pelo compatriota Oscar Piastri.
A bordo do modelo RB19 da Red Bull, utilizado na temporada 2023, o experiente australiano avalia protótipos dos pneus que a Pirelli pretende adotar na temporada 2024, além de acessórios que cobrem os pneus traseiros para aumentar a visibilidade em dias de chuva. Um novo teste deve acontecer em setembro, na Itália.
Na chegada à programação desta terça-feira, Daniel Ricciardo foi recebido pelo chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, com quem conversou. O carro ganhou o número 3, utilizado pelo piloto até o final da temporada 2022. Horas depois, foi confirmado como novo titular da AlphaTauri para a sequência da temporada.
Os testes coletivos acontecem até esta quarta-feira (12), contando também com Williams e Haas. A equipe inglesa mandou Alexander Albon para a pista, enquanto o time norte-americano terá os titulares divididos em turnos – Nico Hulkenberg pilota pela manhã, e Kevin Magnussen pilota à tarde.
No segundo dia, o brasileiro Pietro Fittipaldi é responsável pela agenda completa da Haas. A Williams não divulgou quem será o piloto escalado.