Título mundial em família? Confira curiosidades do Grande Prêmio de Las Vegas

Cidade já recebeu a F1 na década de 1980, com título de Nelson Piquet; Max Verstappen, genro do brasileiro, pode repetir o feito

Da redação

Título mundial em família? Confira curiosidades do Grande Prêmio de Las Vegas
Las Vegas voltou ao calendário da F1 em 2023, mas já com história para contar
@F1LasVegas/Twitter

O Grande Prêmio de Las Vegas é a 22ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1.

A prova é uma novidade recente, estreando no calendário em 2023. Mas Las Vegas tem uma história bem anterior, recebendo a categoria já na década de 1980 - e até com título mundial.

Em 2024, a prova também pode definir o Mundial de pilotos, em uma coincidência cheia de nuances. Dúvida?

Confira curiosidades do GP de Las Vegas:

1. Campeão em Las Vegas

Las Vegas recebeu a Fórmula 1 pela primeira vez em 1981, ainda com o nome de Grande Prêmio de Caesars Palace - uma referência ao cassino que servia de palco para a prova. Aquela edição encerrou a temporada e consagrou um brasileiro: Nelson Piquet foi o quinto colocado e conquistou o Mundial de pilotos ao superar Carlos Reutemann por um ponto (50 a 49).

2. Em família?

Curiosamente, a edição de 2024 pode garantir o tetracampeonato a Max Verstappen, que chega à prova com 62 pontos de vantagem para Lando Norris. O holandês da Red Bull é genro do próprio Nelson Piquet, já que namora desde 2021 a filha do ex-piloto, Kelly Piquet.

3. Pós-Fórmula 1

A primeira passagem da F1 por Las Vegas durou apenas dois anos: Alan Jones (Williams) venceu em 1981 e Michele Alboreto (Tyrrell) venceu em 1982. Mas o Grande Prêmio de Caesars Palace seguiu vivo em outras categorias. Na Indy, foi etapa das temporadas 1983 e 1984, com vitórias de Mario Andretti (Newman-Haas) e Tom Sneva (Mayer).

4. Sábado?

O GP de Las Vegas voltou ao calendário em 2023 com uma novidade: a corrida no sábado à noite. Pode parecer raro, mas as corridas aos sábados foram relativamente comuns na F1 até a década de 1980 - a categoria já teve corrida até em dia de semana. O próprio título de Nelson Piquet no GP de Caesars Palace de 1981 foi em uma tarde de sábado.

5. Ruas de todos

O GP de Las Vegas é uma das várias etapas que acontecem em circuitos de rua, como Jedá, Monte Carlo, Baku e Singapura - assim, a programação só acontece quando o tráfego está fechado. Durante toda a semana, o traçado já conta com estruturas especiais para a F1, mas disponível para a circulação de automóveis dos moradores durante horários em que não há utilização da categoria.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais