De Jos Verstappen a Max Verstappen: confira curiosidades do GP da Hungria

Circuito de Hungaroring guarda boas lembranças para a família Verstappen

Da redação

Circuito de Hungaroring, na Hungria
@f1/Twitter

O Grande Prêmio da Hungria é a penúltima etapa antes das férias da Fórmula 1 no verão europeu. Esta é, portanto, a 13° corrida do calendário de 2024 do campeonato.

O circuito de Hungaroring tem 4.381 metros de extensão, com 14 curvas - sete para cada lado. O recorde oficial pertence desde 2020 a Lewis Hamilton, com 1m16s627.

Vale lembrar que o tradicional circuito de Hungaroring, em Mogyoród, na região metropolitana de Budapeste, já foi palco de diversas estreias - em especial, as da família Verstappen.

Confira as curiosidades do GP da Hungria:

  • A corrida na Hungria da temporada de 2008 contou com a  vitória surpreendente de Heikki Kovalainen, pela McLaren. Para o azar de Felipe Massa, que corria pela Ferrari, o motor quebrou, o que custou ao brasileiro o abandono da prova. Já para a sorte de Kovalainen, a bandeira quadriculada estava logo à frente. Essa foi a única vez que o finlândes subiu ao degrau mais alto do pódio da Fórmula 1.
  • Na Hungria, três campeões mundiais venceram uma corrida pela primeira vez na carreira. A começar por Damon Hill, em 1993, pela Williams. Em 2003, foi a vez de Fernando Alonso, então piloto da Renault. Na ocasião, além da vitória, o espanhol tornou-se também o mais jovem a vencer na categoria aos 22 anos - recorde atualmente superado por Max Verstappen, vencedor aos 18. Para fechar a lista, em 2006, pela Honda, Jenson Button arrematou o primeiro triunfo.
  • E por citar Max Verstappen, foi no traçado hungaro, na temporada de 2019, que o tricampeão faturou a primeira pole position na Fórmula 1. Cabe o destaque: na mesma pista em que o pai dele, o ex-piloto Jos Verstappen, conquistou o primeiro pódio da carreira, em 1994 com a Benetton, ficando atrás apenas de Michael Schumacher (Benetton) e Damon Hill (Williams). 
  • Quando se trata da primeira corrida de Fórmula 1 no currículo de um piloto, o GP da Hungria aparece para um grupo seleto de pilotos. Robert Kubica, Anthony Davidson, Zsolt Baumgartner e Jaime Alguersuari são os únicos que estrearam na categoria ao completar o circuito de Hungaroring.

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.