Michael Schumacher vence o GP da Espanha de 1996
Reprodução/F1/X
O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, palco da 10ª corrida de 2024, é mais do que uma simples corrida; é um capítulo rico em histórias e momentos que moldaram a Fórmula 1 ao longo dos anos. Desde suas origens, em 1951, até as corridas emocionantes no Circuito de Barcelona-Catalunha, a prova espanhola foi palco de momentos importantes na categoria.
Confira 10 curiosidades e momentos marcantes do GP da Espanha:
- Primeiro GP da Espanha: O primeiro Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 foi realizado em 1951 no Circuito de Pedralbes, em Barcelona. Juan Manuel Fangio conquistou a vitória.
- Tragédia de 1975: O GP da Espanha de 1975 em Montjuïc, Barcelona, foi marcado por uma tragédia. Durante a corrida, realizada na marra em meio a discussões por falta de segurança, um acidente fatal envolvendo Rolf Stommelen resultou na morte de cinco espectadores, levando ao fim o uso do circuito de Montjuïc.
- Também em 1975, momento marcante para as mulheres na F1: Foi na Espanha, em 1975, que uma mulher pontuou pela primeira (e única) vez na história da F1. Lella Lombardi terminou a corrida na sexta colocação e fez um ponto, que acabou virando meio pelo fato de a corrida ter sido interrompida em função de um grave acidente que terminou com quatro mortos.
- Ayrton Senna vs. Nigel Mansell: Em 1991, Ayrton Senna e Nigel Mansell protagonizaram uma batalha épica em Barcelona, na primeira corrida no circuito espanhol. Mansell realizou uma ultrapassagem em Senna que ficou eternizada na história após ambos dividirem a reta principal com poucos centímetros de se tocarem eu uma das imagens mais marcantes da Fórmula 1.
- Primeira vitória de Schumacher pela Ferrari, em condições de chuva: O GP da Espanha de 1996, realizado em Barcelona, marcou um momento histórico para Michael Schumacher e para a Ferrari. Sob condições de chuva extrema, Schumacher conquistou sua primeira vitória pela equipe italiana, mostrando habilidade excepcional no molhado após cair de terceiro para quinto largada.
- Diversidade de Circuitos: Ao longo dos anos, o GP da Espanha foi realizado em diversos circuitos, incluindo Jarama, Montjuïc, Jerez e Valencia, além do atual em Barcelona-Catalunha, refletindo a evolução e a expansão do esporte na Espanha.
- Triunfo de Fernando Alonso: Em 2006, Fernando Alonso tornou-se o primeiro espanhol a vencer em casa, em Barcelona, desde a criação do campeonato mundial de Fórmula 1. Com uma performance dominante pela Renault, Alonso largou da pole e imprimiu um ritmo que não deu chances para o então heptacampeão Schumacher alcançá-lo, terminando 18 segundos à frente do alemão. Também foi lá onde Alonso conquistou sua última vitória, na edição de 2013 da corrida, ainda pilotando pela Ferrari.
- Corrida maluca em 2012: foi o ano em que Pastor Maldonado, mais conhecido pelos acidentes bizarros do que por feitos e recordes, conquistou sua única vitória na F1, que também foi a última vitória da Williams, em 2012. O triunfo foi seguido por um incêndio misterioso, mas que acabou sem feridos.
- A primeira vitória do fenômeno Verstappen: foi em Barcelona que Max Verstappen conquistou sua primeira vitória na F1 e também a primeira pela Red Bull, em 2016. O triunfo só foi possível porque Lewis Hamilton e Nico Rosberg, da Mercedes, se embolaram e abandonaram a corrida na primeira volta.
- Fim da chicane controversa: o traçado de Barcelona mudou para 2023. Não há mais a chicane no terceiro setor, recurso que era usado desde a temporada 2006 para tentar juntar o grid, mas que acabou tendo um efeito contrário.
Programação do GP da Espanha de F1
Sexta-feira, 21 de junho
- 8h20 - Treino livre 1 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
- 11h50 - Treino livre 2 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Sábado, 22 de junho
- 7h20 - Treino livre 3 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
- 10h30 - Classificação (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Domingo, 23 de junho
- 9h - Corrida (Band, Bandsports, Band.com.br, Bandplay, Rádio Bandeirantes e Bandnews FM)