A temporada 2024 da Fórmula 1 ainda não começou, mas já é marcada por uma indefinição a mais sobre mais da metade do grid: pelo menos 13 pilotos têm contratos apenas até o fim do próximo campeonato.
É o caso de alguns dos principais nomes da atualidade. Na Red Bull, Sergio Pérez tem compromisso apenas por mais um ano. Na Ferrari, por enquanto, os acordos com Charles Leclerc e Carlos Sainz vão só até o fim de 2024.
Na Aston Martin, Fernando Alonso ainda não sabe se permanece para 2025. Lance Stroll pode estar na mesma situação, mas a duração do contrato do canadense é desconhecida.
Na Sauber, responsável pelas operações da Alfa Romeo até o fim de 2023, Guanyu Zhou renovou apenas até o fim de 2024. E para Alpine, Williams, AlphaTauri (que vai mudar de nome) e Haas, o ano será de definir os futuros dos dois pilotos de cada equipe, o que deve agitar o mercado.
As exceções estão na Red Bull, na Mercedes, na McLaren e na Sauber. Lewis Hamilton, George Russell, Lando Norris e Valtteri Bottas têm contratos até o fim de 2025. Oscar Piastri tem vaga garantida até o fim de 2026. Max Verstappen não muda de equipe até o fim de 2028.
Confira a duração dos contratos de cada piloto do grid da F1:
Fim de 2024
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Alexander Albon (Williams)
- Logan Sargeant (Williams)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Guanyu Zhou (Sauber)
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
Fim de 2025
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- George Russell (Mercedes)
- Lando Norris (McLaren)
- Valtteri Bottas (Sauber)
Fim de 2026
- Oscar Piastri (McLaren)
Fim de 2028
- Max Verstappen (Red Bull)
Desconhecido
- Lance Stroll (Aston Martin)