A Mercedes apresentou nesta quarta-feira (14) o W15, modelo com o qual disputará a temporada de 2024 da Fórmula 1. O campeonato será o último da equipe com Lewis Hamilton, que pilotará pela Ferrari a partir de 2025.
O novo carro do time alemão aposta em um visual arrojado, misturando tons de preto e prateado. Historicamente, os modelos da escuderia correm inteiramente na cor prata, mas deram lugar à cor preta no W11 (2020), no W12 (2021) e no W14 (2023).
No design, a principal novidade em relação aos lançamentos anteriores da Mercedes são os sidepods, com aberturais mais horizontais e estruturas maiores do que os modelos dos últimos campeonatos.
Em 2023, a Mercedes foi a vice-campeã do Mundial de construtores, somando 409 pontos, mas sem vencer corridas. Para 2024, o time busca um caminho para voltar a ser competitiva na disputa com a Red Bull.
“Nossa ambição e nossa determinação são fortes. Desde que começamos a mapear esta nova rota, o desenvolvimento tem progredido bem”, disse Toto Wolff, chefe de equipe e CEO da Mercedes na F1. “Tínhamos vários itens em nossa lista de prioridades para este carro. Logo veremos se demos o passo à frente que buscávamos”, completou.
Segundo Wolff, o W15 é resultado de muito aprendizado da Mercedes em 2022 e 2023. “Acho que os últimos dois anos foram necessários para que nos reajustássemos, nos recalibrássemos e nos reinventássemos em certas áreas.”
Será o 12º ano de Lewis Hamilton como titular da Mercedes. O companheiro do heptacampeão será o também britânico George Russell, que vai para o terceiro ano na equipe e tem contrato até 2025.
A programação da Mercedes incluía um shakedown do W15 ainda nesta quarta-feira em Silverstone, onde a McLaren também fará um primeiro teste com o modelo MCL38. Entre 21 e 23 de fevereiro, as equipes realizam a pré-temporada no circuito de Sakhir, no Bahrein.