Max Verstappen vai terminar o ano com vários motivos para sorrir: além da conquista do tricampeonato na F1 e a quebra de diversos recordes, o holandês foi o piloto mais bem pago de 2023, com ganhos de US$ 70 milhões (R$ 344 milhões), entre salário e bônus. Esse é o segundo ano consecutivo que Max lidera a lista, elaborada pela revista Forbes. Confira abaixo quem são os 10 pilotos da F1 com os maiores salários de 2023.
TOP 10 SALÁRIOS F1 (SEGUNDO A FORBES)
1- MAX VERSTAPPEN - US$ 70 MILHÕES (R$ 344 MILHÕES)
- SALÁRIO: US$ 45 MILHÕES - BÔNUS: US$ 25 MILHÕES
2 - LEWIS HAMILTON - US$ 55 MILHÕES (R$ 270 milhões)
SALÁRIO: US$ 55 MILHÕES - BÔNUS: 0
3 - FERNANDO ALONSO - US$ 34 MILHÕES (R$ 167 MILHÕES)
SALÁRIO: US$ 24 MILHÕES - BÔNUS: US$ 10 MILHÕES
4 - SERGIO PÉREZ - US$ 26 MILHÕES (R$ 128 MILHÕES)
SALÁRIO: US$ 10 MILHÕES - BÔNUS: US$ 16 MILHÕES
5 - CHARLES LECLERC - US$ 19 MILHÕES (R$ 93 MILHÕES)
SALÁRIO: US$ 14 MILHÕES - BÔNUS: US$ 5 MILHÕES
6 - LANDO NORRIS - US$ 15 MILHÕES (R$ 73 MILHÕES)
SALÁRIO: US$ 5 MILHÕES - BÔNUS: US$ 10 MILHÕES
7 - CARLOS SAINZ - US$ 14 MILHÕES (R$ 68 MILHÕES)
SALÁRIO: US$ 8 MILHÕES - BÔNUS: US$ 6 MILHÕES
8 - GEORGE RUSSELL - US$ 9 MILHÕES (R$ 44 MILHÕES)
SALÁRIO: US$ 4 MILHÕES - BÔNUS: US$ 5 MILHÕES
9 - PIERRE GASLY - US$ 8 MILHÕES (R$ 39 MILHÕES)
SALÁRIO: US$ 5 MILHÕES - BÔNUS: US$ 3 MILHÕES
10 - OSCAR PIASTRI - US$ 8 MILHÕES (R$ 39 MILHÕES)
SALÁRIO: US$ 3 MILHÕES - BÔNUS: US$ 5 MILHÕES
O método usado pela Forbes para chegar a esses números:
Com poucos salários de pilotos de Fórmula 1 disponíveis publicamente, a Forbes gerou suas estimativas de remuneração na pista em colaboração com Caroline Reid, colaboradora da Forbes.com, da empresa de dados Formula Money. As estimativas são baseadas em documentos financeiros, registros legais e relatórios de imprensa, bem como em conversas com especialistas do setor. Todos os números são arredondados para o milhão mais próximo.
Os pilotos normalmente recebem um salário base mais bônus por pontos marcados ou por vitórias em corridas ou campeonatos, com o valor do bônus dependendo do tamanho da equipe e da experiência do piloto. A compensação fora da pista, incluindo endossos, não está incluída nesta classificação. A Forbes não deduz impostos ou taxas de agentes.