Com Giovinazzi de saída, Alfa Romeo explica pit stop conturbado no México

Equipe e piloto chegaram a trocar farpas no rádio ao final da prova, mas, após conversa, fato ficou superado

Da Redação

Giovinazzi deve perder a vaga na Fórmula 1
Twitter Alfa Romeo/Divulgação

Com grande chance de deixar a Fórmula 1 ao final desta temporada,  Antonio Giovinazzi encarou no GP do México uma corrida tensa após um erro no pit stop que tirou a possibilidade do piloto italiano pontuar. O fato gerou descontentamento que foi deixado às claras ao final da prova.

Pelo rádio, Giovinazzi fez questão de criticar a equipe. “Ei, caras. Obrigado pela grande estratégia”, ironizou. 

Mas o fato não passou batido pela equipe, que se posicionou após o desentendimento. Perguntado sobre o fato, o engenheiro responsável pela estratégia da equipe suíça, Xevi Pujolar, reconheceu o equívoco na estratégia de corrida, que acabou custando os pontos da prova para Giovinazzi.

“Quando a janela do pit stop abriu, estávamos controlando a diferença para Vettel, mas então Antonio começou a diminuir o ritmo em relação aos concorrentes à frente e atrás, e ele relatou estar lutando com os pneus traseiros. O que queríamos evitar era que Antonio perdesse mais tempo, então decidimos parar ele, pensando que Vettel iria para o pit também e assim evitar o undercut.” 

Mas a queda de ritmo de Giovinazzi, também foi crucial para o erro de estratégia por parte da equipe. Pujolar também ressaltou e dividiu a culpa pelos problemas nos boxes com o piloto italiano.

“Como nossos tempos de volta não estavam melhorando, não esperávamos conseguir a folga de que precisávamos, esperávamos que Antonio saísse atrás de Bottas e apenas acompanhasse ele e Ricciardo conforme eles ganhassem velocidade. Avaliamos mal o ritmo, pensamos que seriam muito mais rápidos em uma Mercedes e uma McLaren, mas acabaram sendo mais lentos do que nós. Isso, infelizmente, comprometeu a corrida de Antonio.”

Por fim, superado o incidente entre Giovinazzi e Alfa Romeo, o ciclo do piloto italiano na Fórmula 1 está muito próximo do seu final. Mesmo sem a confirmação oficial da sua saída da equipe suíça, que está previsto para acontecer na próxima terça-feira (16), no inicio desta semana, a revista italiana Autosprint levantou rumores, que praticamente confirmaram a sua saída, sendo um deles o desentendimento ocorrido no México. 

Nomes como o chinês Guanyu Zhou e o australiano Oscar Piastri, que hoje compõem o grid da Fórmula 2, estão sendo veiculados como possíveis candidatos à vaga do italiano, que ficaria sem equipe para a próxima temporada.

Grande Prêmio de São Paulo (horários de Brasília)

Sexta-feira (12)
12h20 - Treino livre 1 - ao vivo no Bandsports
15h30 - Treino classificatório - ao vivo na Band, Bandsports, Bandplay e site da Band

Sábado (13)
11h50 - Treino livre 2 - ao vivo no Bandsports 
16h - Corrida sprint - ao vivo na Band, Bandsports, Bandplay e site da Band

Domingo (14)
13h30 - Corrida - ao vivo na Band, Bandplay, BandNews FM e site da Band
19h - VT da corrida - Bandsports

Onde assistir?

Ao vivo na tela da Band e online no Bandplay e no band.com.br, com a narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme, Felipe Giaffone, Max Wilson e Rubens Barrichello e reportagem de Mariana Becker.

Grid:

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton (Mercedes), Charles Leclerc e Carlos Sainz (Ferrari), Max Verstappen e Sergio Pérez (Red Bull), Lando Norris e Daniel Ricciardo (McLaren), Lance Stroll e Sebastian Vettel (Aston Martin), Fernando Alonso e Esteban Ocon (Alpine), Pierre Gasly e Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), Mick Schumacher e Nikita Mazepin (Haas), George Russell e Nicholas Latifi (Williams).

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.