Com futuro incerto na F1, Bottas oferece experiência para garantir vaga em 2025

Finlandês é cotado na Mercedes em 2025, mas também mantém olhos na chegada da Audi em 2026

Da redação

A Ferrari terá Lewis Hamilton e Charles Leclerc como pilotos titulares na Fórmula 1 a partir de 2025. E com a saída do heptacampeão no fim de 2024, a Mercedes vai se tornar o ponto de partida de uma longa sequência de negociações na categoria.

Um dos pivôs desta sequência é Valtteri Bottas. O finlandês tem contrato com a Sauber até o final da atual temporada – um ano a menos do que inicialmente divulgado – e é um dos cotados para substituir Hamilton na Mercedes. Enquanto não define o futuro, tenta deixar abertas as portas na Audi, que assumirá as operações da Sauber a partir de 2026.

“A experiência é importante neste esporte”, diz Bottas em declarações publicadas no fim de semana pelo site alemão Motorsport Total. “Quando as regras mudam, você também tem que ser muito dinâmico em termos da direção que toma o carro e ter novas ideias”, completou, em referência ao regulamento que a F1 vai adotar em 2026.

A lista de nomes cotados para a vaga na Mercedes conta ainda com nomes como Max Verstappen, Carlos Sainz, Andrea Kimi Antonelli e Esteban Ocon. Ciente da disputa, Bottas coloca a experiência à disposição também da Audi.

Experiência para novo regulamento é fator a favor de Bottas (Imagem: Mark Peterson/Reuters)

Ao mesmo tempo, a Audi também ainda não definiu os pilotos para os próximos anos. Sainz e Bottas estão entre os especulados, em uma relação que conta ainda com Guanyu Zhou, Nico Hulkenberg e Mick Schumacher, entre outros postulantes.

“Quanto mais experiência você tiver, melhor poderá se adaptar a certas coisas. Então, espero que esse seja meu ponto forte. Além disso, eles (Audi) devem saber que sou um bom jogador de equipe com todos que trabalham comigo”, afirmou o finlandês, que garante que a prioridade no momento é o desempenho na pista.

“Estou concentrado em pilotar e tenho pessoas tentando compreender o mercado e trabalhando em diferentes opções se for necessário”, assegurou.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.