Novato da Williams, piloto argentino comenta bastidores de promoção à F1

Franco Colapinto substituirá o americano Logan Sargeant na equipe britânica a partir do GP da Itália, marcado para este fim de semana

Em entrevista à Mariana Becker em Monza, palco do GP da Itália, neste fim de semana, o argentino Franco Colapinto falou da decisão rápida ue teve que tomar ao aceitar o desafio de substituir Logan Sargeant na Williams até o fim da temporada. 

Segundo Colapinto, o convite não foi uma surpresa por ele já fazer parte do quadro de pilotos da equipe britância. Porém, o pilotou falou que a parte mais tensa foi a de não ter o controle das negociações, diferentemente de quando está guiando um carro de Fórmula (veja no vídeo acima)

A Williams anunciou nesta terça-feira (26) o afastamento de Logan Sargeant, que era titular do time desde o começo da temporada 2023 da Fórmula 1. O argentino Franco Colapinto assume a vaga do norte-americano já a partir do Grande Prêmio da Itália deste final de semana.

Apesar do afastamento, a Williams informou que Sargeant permanecerá vinculado à equipe e receberá apoio para dar sequência à carreira. O norte-americano já havia ficado sem vaga no time em 2025, quando Alexander Albon e Carlos Sainz serão os titulares.

Desde que estreou na F1, Sargeant somou apenas um ponto, graças ao décimo lugar no GP dos EUA de 2023. Em 2024, vinha pressionado pelos maus resultados, e se complicou após o acidente sofrido no terceiro treino livre do GP da Holanda.

A partir daí, os rumores a respeito de uma substituição ganharam força. Os nomes de Liam Lawson e Mick Schumacher apareciam como favoritos, enquanto Franco Colapinto corria por fora ao lado do brasileiro Felipe Drugovich.

Argentina volta ao grid da F1 após mais de 20 anos

Franco Colapinto será o primeiro piloto argentino no grid da Fórmula 1, quando Gastón Mazzacane correu pela Prost. Será também o segundo piloto do país na história da Williams, que teve Carlos Reutemann entre 1980 e 1982.

Colapinto é integrante da academia de formação de pilotos da Williams desde 2023. Desde então, pilotou com a equipe na F1 nos testes de pós-temporada de 2023 e no primeiro treino livre do GP da Inglaterra de 2024. Neste período, foi quarto colocado da Fórmula 3 em 2023, chegando à Fórmula 2 no mesmo ano.

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.