Cola no Grid: penalizações e polêmicas marcam Grande Prêmio do México

Durante o Cola no Grid, Max Wilson aponta a necessidade de clareza nas regras da FIA

Mais uma corrida marcada por incidentes polêmicos e penalizações aos pilotos. O Grande Prêmio do México foi palco de um duelo acirrado entre Lando Norris e Max Verstappen. O piloto holandês recebeu dupla punição, somado 20 segundos, e cumpriu na primeira parada nos boxes. 

Durante o "Cola no Grid", o editor de automobilismo da TV Bandeirantes recebeu o produtor de conteúdo Sérgio Siverly e o comentarista e piloto Max Wilson. Após várias corridas com questionamentos sobre as punições e regras, Max deu sua opinião:

“A FIA vem sendo muito inconsistente nas avaliações. Tivemos incidentes parecidos com decisões distintas, inventaram muitas regras, e muitas delas não fazem sentido.” Max relembrou do Grande Prêmio dos Estados Unidos, referindo-se ao eixo dianteiro, em que Verstappen estava à frente de Norris: “Este regulamento está incompleto, porque, independentemente do eixo dianteiro, você tem que deixar um espaço de um carro. Se naquela corrida de Austin não houvesse uma área de escape, Verstappen teria sido penalizado.”

Para Siverly, Max Verstappen está jogando com o regulamento: “É isso que ele está fazendo. Ele está na frente do campeonato, pensa: ‘A gente vai se enfrentar aqui, eu vou fechar você ao máximo e, se a gente bater, melhor para mim.’ Provavelmente, nessa altura do ano, [uma batida] coloca um ponto final nessa disputa pelo título.”

Após a corrida, Lando Norris criticou o comportamento de Verstappen. “Infelizmente, eu sabia o que esperar. Não queria ter essas expectativas em relação ao Max, que é um piloto que eu respeito. Mas não foi uma manobra muito limpa...”

“Precisam mudar as regras, esse é o ponto principal. As regras devem ser mais claras e simples, até porque falamos dos pilotos e do público, que muitas vezes não entende tudo. Além disso, há uma outra parte importante: os comissários desportivos. Quando você tem um livro de regras muito extenso e complicado, em uma situação de pressão – pois os comissários, assim como os pilotos, também sentem pressão, principalmente na parte final do campeonato, quando há dois postulantes ao título envolvidos em um incidente – tudo precisa ser de fácil compreensão para todos os envolvidos.”

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais