Cola no Grid: Oscar Piastri vence em meio à tensão na McLaren

Fred Sabino, Isa Ayami e a produtora de conteúdo Deborah Almeida (@boletimdopaddock) analisaram a vitória de Oscar Piastri no GP da Hungria

A primeira vitória de Oscar Piastri na Fórmula 1 foi marcada por um clima de tensão dentro da equipe McLaren durante o Grande Prêmio da Hungria. O pedido para Lando Norris devolver a liderança ao seu companheiro intensificou os questionamentos sobre as estratégias da equipe no campeonato. Assista à análise completa pelo Bandplay.

Fred Sabino, apresentador do Cola no Grid, junto com a apresentadora do Bandsport Isa Ayami e a produtora de conteúdo Deborah Almeida do @boletimdopaddock, discutiram as escolhas e o impacto das estratégias internas da equipe britânica.

Logo na largada, a McLaren enfrentou seu primeiro desafio com Norris pressionando Piastri e ficando "sanduichado" entre seu companheiro de equipe e Max Verstappen. O piloto da Red Bull saiu da pista e voltou em P2, sendo recomendado pela equipe a devolver a posição para Lando, enquanto Piastri assumiu a liderança.

O piloto australiano liderou boa parte da corrida, mas na volta 45, a McLaren optou por chamar Lando Norris primeiro aos boxes e Piastri três voltas depois, o que o fez retornar em P2. A partir desse momento, o clima esquentou nos rádios com a insistência para que Lando devolvesse a liderança.

"Eles estão tentando manejar os dois pilotos para não ter um grande problema nem com um nem com o outro, sabendo que têm um contrato mais longo com a equipe. Ainda não escolheram um como o favorito. É óbvio que Norris tem um pouco mais de tempo, então poderia ser a prioridade, mas Piastri está se desenvolvendo bem e mostrou seu valor nas categorias de base. Fica difícil para a McLaren tomar uma decisão, mas é necessário", pontua Deborah Almeida.

A indecisão da McLaren sobre a prioridade entre os pilotos pode ter consequências no futuro, especialmente nas disputas pelos títulos de pilotos e construtores.

"Se a disputa pelo título com a Red Bull ficar acirrada tanto no mundial de construtores como no de pilotos, a McLaren vai precisar definir uma linha de estratégia. A Ferrari, mesmo que tenhamos reclamado dela por muito tempo na questão do Rubinho, Massa e Alonso, pelo menos tinha uma linha bem definida; sabíamos o que ia acontecer. A McLaren — goste-se ou não da situação — parece estar perdida neste momento.", opinou Fred Sabino.

Apesar do desconforto, na volta 68, Lando Norris desacelera e abre espaço para Oscar Piastri cruzar a bandeira quadriculada em primeiro lugar, garantindo sua primeira vitória na Fórmula 1. 

"Se Piastri continuar assim ao longo desta temporada e da próxima, ele pode se tornar um piloto melhor que Norris. São parecidos em idade, mas Piastri parece mais determinado e forte. Norris, em momentos de pressão, escorrega — como aconteceu com Verstappen, largando mal, então vai ser interessante essa briga interna. Ano que vem essa será a dupla mais equilibrada do grid.”, disse Isa Ayami.

O Cola no Grid é sua análise oficial da Fórmula 1 logo após as corridas, disponível no Bandplay e Band.com, com insights exclusivos dos especialistas da Band.

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.