O Grande Prêmio da Holanda foi marcado por uma festa laranja, mas não pela torcida de Max Verstappen. Desta vez, Lando Norris quebrou a hegemonia do piloto e conseguiu abrir uma vantagem de 22 segundos sobre o holandês. Durante o Cola no Grid, Felipe Giaffone e Fernando Henrique (@canaleffei1) discutiram a largada complicada de Norris e como ele conquistou sua vitória, quebrando um tabu de nunca ter vencido uma corrida em que largou na pole position. Assista na íntegra pelo bandplay.
No Circuito de Zandvoort, o britânico não conseguiu aproveitar a vantagem da pole e viu Max Verstappen assumir a liderança. Embora seu tempo de reação tenha sido igual ao de Verstappen, com 0,28 segundos, sua aceleração foi 4 décimos mais lenta. Portanto, qual é o problema com a largada de Norris? Felipe Giaffone explicou:
“A reação dele [Norris] foi perfeita; ele soltou a embreagem corretamente, mas patinou. Dá para ouvir os pneus destracionando e ele patinando. Um carro de Fórmula 1 tem muita potência, então é uma questão de transferir essa potência para o asfalto. Ele deixou os pneus patinarem, o que pode ser resultado de como ele solta a embreagem muito rápido ou do setting do carro, que tem várias regulagens de como a embreagem cola e transfere a tração para o pneu. Se cola rápido, ele destraciona mais; se cola lento, o carro fica mais devagar. Então, há um conjunto de coisas que ele precisa melhorar”, explica Giaffone.
Para o comentarista, essa dificuldade não é exclusiva de Lando Norris, visto que Sérgio Pérez também teve problemas, mesmo largando com o carro da Red Bull, mas uma habilidade de Max Verstappen.
“É um ponto forte do Verstappen, especificamente com a Red Bull, mas se você observar, Pérez também não teve uma grande largada. É uma sensibilidade que o Verstappen está muito afiado”, opinou Giaffone.
Para Fernando Henrique, Max Verstappen e Lando Norris chegaram ao ápice de suas maturidades enquanto adversários. “Enquanto Verstappen percebeu que não tem mais o melhor carro e que precisa administrar a vantagem, Norris, ao contrário, pensou: ‘Eu tenho o melhor carro, qual é o meu problema?’. Então ele foi administrando a situação até o momento em que a McLaren se tornou superior e ultrapassou”.
O Cola no Grid vai ao ar logo após as corridas de Fórmula 1, ao vivo no Bandplay e no band.com.