Pode parecer clichê, mas tudo acontece em Interlagos. Diante de chuva e cinco acidentes no treino classificatório da Fórmula 1 neste domingo (3), já adiado em um dia por causa de tempestade no GP de São Paulo no sábado (2), Lewis Hamilton (Mercedes), Max Verstappen (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari) ficaram fora do Q3.
A sessão teve mais de 1h40 de duração por causa de cinco acidentes e bandeiras vermelhas no autódromo na capital paulista.
Hamilton foi o primeiro a ser eliminado, no Q1. O piloto britânico não conseguiu imprimir um bom ritmo com pneu de chuva e ficou abaixo dos 15 primeiros. A parcial foi atrapalhada por uma batida de Franco Colapinto (Williams) na saída do S.
O setor, aliás, foi o grande desafio para os pilotos na classificação. No Q2, foram mais duas batidas na saída do S: Carlos Sainz, da Ferrari, e Lance Stroll, da Aston Martin, escaparam e ‘atrapalharam’ a sessão.
Com a bandeira vermelha, Max Verstappen não conseguiu fechar uma volta rápida e ficou com a 12ª colocação no grid. Ele sairá em 17º por ter sofrido uma punição.
O caos em Interlagos fez o GP de São Paulo registrar algumas curiosidades:
- Foi a primeira vez na história que Hamilton e Verstappen ficaram fora do Q3 juntos;
- Valtteri Bottas (Sauber) foi para o Q2 pela primeira vez na temporada;
- Yuki Tsunoda (Racing Bulls) fez a melhor classificação de sua carreira: ele largará na terceira posição em Interlagos.
Alonso e Albon batem e interrompem Q3
Na parte final do treino classificatório, já no Q3, foi a vez de Fernando Alonso e Alexander Albon forçarem bandeira vermelha.
O piloto espanhol escapou na curva do mergulho e se chocou de lado no muro. Já Albon errou no final da reta e destruiu o carro.
Veja as 5 batidas na classificação do GP de São Paulo
Franco Colapinto (Williams)
Carlos Sainz (Ferrari)
Lance Stroll (Aston Martin)
Fernando Alonso (Aston Martin)
Alexander Albon (Williams)