Na temporada 2022 da Fórmula 1, Max Verstappen lidera o Mundial de pilotos com folga, enquanto a Red Bull lidera a disputa de construtores com tranquilidade. Por isso, o próprio chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, admite que o time tem boas chances de conquistar os dois títulos neste ano.
Entre os pilotos, Verstappen é o primeiro colocado com 310 pontos, contra 201 de Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull). Entre as equipes, o time austríaco lidera com 511 pontos, à frente dos 376 da Ferrari e dos 346 da Mercedes.
“Provavelmente temos que nos esforçar muito para perder (os títulos)”, afirmou Horner, em declarações publicadas nesta terça-feira (6) pelo site oficial da Fórmula 1.
“Mas, matematicamente, nada está decidido até que esteja decidido. Nossa abordagem é como sempre foi, uma corrida de cada vez. Na próxima corrida, no próximo domingo, o esforço é o mesmo. Não nos permitimos pensar muito à frente”, completou.
Com 109 pontos de vantagem para os vice-líderes, Verstappen precisaria apenas de quatro segundos lugares e um quinto lugar nas próximas cinco corridas para ser campeão, mesmo que Leclerc ou Pérez vença todas as próximas cinco provas e leve os pontos de bonificação por voltas mais rápidas.
“Estamos em uma ótima posição”, reconheceu o chefe de equipe da Red Bull.
O título de Verstappen pode ser o sexto de um piloto da Red Bull, que conquistou quatro com Sebastian Vettel (2010, 2011, 2012 e 2013) e um com o próprio holandês (2021). Entre as construtoras, o time tem quatro conquistas (2010, 2011, 2012 e 2013).