Esporte

Chefe da Red Bull revela que impediu demissão de Daniel Ricciardo ainda no GP da Espanha

Chistian Horner diz que fez de tudo para segurar australiano na equipe; Ricciardo pode se tornar embaixador da marca

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Daniel Ricciardo e Chisrtian Horner
Red Bull

O chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmou em participação a um podcast que Helmut Marko queria Daniel Ricciardo fora da equipe RB já no GP de Barcelona, em junho, mas que fez o possível para conseguir mais tempo para o australiano entregar resultados e conseguir se manter na equipe. 

"Acho que (o problema) foi a falta de consistência. Ele começou a temporada com dificuldades, e aí Miami foi um fim de semana de opostos. A sexta-feira e sábado de manhã foram fantásticos, parecia o Daniel dos bons tempos, guiando mais do que o carro podia entregar. Mas aí a classificação e a corrida foram um desastre. Tanto que o Helmut queria ele fora já em Barcelona. Eu fiz o que pude para conseguir mais tempo para quele pudesse entragar resultados. Do contrário, na Espanha ele já estaria fora do carro", explica Horner. 

Os planos de Horner era para que Ricciardo eventualmente assumisse a vaga de Pérez na Red Bull caso o mexicano não conseguisse melhorar. Isso porque no ano passado, o australiano, ainda fora da F1, fez um teste que impressionou a Red Bull, em Silverstone. 

“Mas a razão pela qual Daniel estava naquele carro era para se colocar de volta em posição de estar lá para assumir a vaga caso Checo não entregasse. E a questão é que ambos tiveram problemas em momentos variados. O Checo começou a temporada muito bem, muito forte, e o Daniel estava sofrendo. E então, obviamente, quando Checo perdeu desempenho, Daniel encontrou um pouco de performance, mas nunca foi convincente o suficiente para dizer: ‘Ok, você sabe, devemos trocar os dois pilotos.'”, diz.

A Racing Bulls anunciou a saída de Daniel Ricciardo na semana passada. Sem Ricciardo, Liam Lawson foi anunciado como o substituto até o final do ano. O neozelandês, que vinha atuando como reserva da equipe, ainda deverá ser confirmado como titular em 2025 ao lado de Yuki Tsunoda.

Aos 35 anos, o piloto australiano tem destino incerto e pode se aposentar da Fórmula 1. Mas, segundo Horner, a vontade da equipe é de tornar Ricciardo um embaixador da marca em função do carisma enorme que o piloto possui. 

“Daniel é um personagem brilhante, ele é um ser humano brilhante. Ele ilumina uma sala quando entra nela, você sabe, ele tem aquele sorriso contagiante. Nunca conseguimos fazer um acordo de pasta de dente com ele! Nós tentamos muito. Mas espero que ele continue no esporte e deixamos bem claro que queremos que ele continue como embaixador da equipe".

Revelado pelo programa de formação de pilotos da Red Bull, Daniel Ricciardo foi campeão da Fórmula 3 britânica em 2009 e da Fórmula Renault 3.5 em 2010. Chegou à F1 para substituir Narain Karthikeyan na Hispania no decorrer da temporada 2011.

Depois de passar pela então Toro Rosso em 2012 e 2013, foi promovido à Red Bull em 2014, terminando o ano com o terceiro lugar. Depois de cinco temporadas pela equipe austríaca, perdeu terreno com a ascensão de Max Verstappen. Em 2019, foi para a Renault.

Com a mudança, Ricciardo perdeu protagonismo na F1. Foi para a McLaren em 2021, chegou a vencer uma prova, mas não recuperou o brilho. No fim de 2022, mesmo com contrato vigente, foi dispensado pelo time britânico. Acabou novamente acolhido pela Red Bull, que contratou o australiano como piloto reserva em 2023.

Ainda naquele ano, a AlphaTauri dispensou Nyck de Vries, e escalou Daniel Ricciardo como substituto. O australiano ficou fora de parte da temporada após fraturar a mão em um acidente nos treinos livres GP da Holanda, dando lugar ao próprio Liam Lawson.

Mesmo assim, recuperou a vaga no fim do ano e foi confirmado como titular em 2024, ainda ao lado de Yuki Tsunoda. A partir de 2024, a AlphaTauri passou a se chamar Racing Bulls.

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.