Chefe da Mercedes se irrita com erro "idiota" que pôs Hamilton no fim do grid em Abu Dhabi

Toto Wolff lamenta estratégia da equipe alemã de mandar os pilotos para a pista tarde no Q1; Hamilton se classifica em 18º, mas larga em 16º por punuções a outros pilotos

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, ficou irritado com o erro “idiota e indesculpável” da equipe com Lewis Hamilton na classificação do GP de Abu Dhabi, neste sábado (7). Na ocasião, a escuderia alemã demorou a mandar o heptacampeão para a pista no Q1, na esperança de uma pista com mais aderência. Mas o piloto acabou enfrentando muito tráfego. Para piorar, na tentiva de não atrapalhar, Kevin Magunssen bateu em um cone que foi parar na pista e atrapalhou Hamilton em sua última volta lançada. Resultado: Lewis foi eliminado no Q1 em 18º em sua última corrida pela Mercedes (mas larga em 16º, já que outros pilotos foram punidos). 

“Ele era o cara mais rápido com esse tipo de acerto que escolhemos no carro, também para experimentar no próximo ano, e nós o decepcionamos totalmente. Um erro idiota de não ir antes. Indesculpável. Indesculpável. Poucas vezes fiquei tão deprimido com o que aconteceu. Talvez resuma as últimas corridas que tivemos com ele. Mas esta é a pior parte, porque foi simplesmente idiota", desabafou Wolff à Sky Sports da Alemanha. 

Wolff reconhece que liberar Hamilton mais tarde era a chance de pegar uma pista melhor em termos de aderência. Porém, entende que não valia a pena o risco no Q1, já que a equipe tinha ritmo para, tranquilamente, ficar entre os 15 primeiros e avançar ao Q2. 

“Você não arrisca tanto em um Q1 onde tivemos um ritmo fácil para chegar lá. Nosso piloto mais valioso de todos os tempos, o maior e mais valioso piloto deste esporte, sai no Q1 porque cometemos um erro. Um erro amador que não estraga todo o legado que temos com ele, mas só posso pedir desculpas a ele”, afirma Toto. 

Hamilton diz que acreditava que daria para brigar por um pódio na corrida, mas afirma estar relaxado . 

“Estou bem tranquilo. Foi uma sessão infeliz e coloquei o cone embaixo do carro. O carro estava muito bom no geral. No TL3, fiquei em terceiro e, honestamente, pensei que iríamos lutar pelo pódio e meu ritmo de corrida foi o segundo mais rápido, mas não era para ser assim", diz Hamilton.

A Band exibe a última corrida de Lewis Hamilton na Mercedes a partir das 9h30 deste domingo. 

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais