Se depender do nome, o São Paulo reforçou as categorias de base com um jogador de potencial para conquistar muitos títulos: Lewys Hamilton Alves dos Santos Toledo Silva.
Nascido em 28 de agosto de 2016, Lewys chegou ao clube no fim de 2024 e deve começar a treinar com a categoria sub-10 a partir de 2025. Até então, vinha treinando em uma escolinha da cidade de Caçapava (SP), onde mora com a família.
Mas e a origem do nome? De acordo com os pais, veio após uma das vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 entre 2015 e 2016. “Sou muito fã do Hamilton, sempre acompanhei. Desde pequeno eu acompanho a Fórmula 1. Gosto muito, então sempre acompanho”, explicou o pai, Fábio, em áudio enviado pelo São Paulo ao Band.com.br.
Segundo Fábio, o nome foi escolhido em uma história “curiosa”. Na época, ele estava assistindo à F1 quando a esposa, Bruna, foi acompanhar. Ao ouvirem o nome do piloto da Mercedes, os pais não tiveram dúvidas.
“O Hamilton ganhou a corrida e, na barriga, ele começou a chutar. A Bruna falou: ‘Pode ser Hamilton? Pode ser Lewis Hamilton?’. Eu falei: ‘Pode, não tem problema nenhum, não vejo problema’. Perguntou para mim como era o piloto, de onde era. Expliquei para ela de onde ele era e ficou assim”, completou.
Hoje, pai e filho são companheiros na hora de assistir às corridas.
“Meu esposo é que assiste, aí o Lewys acabou gostando, assiste com o pai dele”, contou Bruna por telefone à reportagem. “Eu não assisto muito não, gosto só do Lewis Hamilton”, confessa.
Em Caçapava, cidade no Vale do Paraíba a cerca de 130 km de São Paulo, Lewys começou a treinar futebol de campo e de salão em diversas escolinhas. No fim de 2024, passou por testes em diversos clubes. Foi aprovado no São Paulo.
“Com esse professor que ele estava agora, o Douglas, eles foram jogar um campeonato em São Paulo por cinco dias. O pessoal do São Paulo entrou em contato com o Douglas chamando o Lewys para um teste. Eu falei: ‘Vamos levar’. Falaram que ele tinha passado e eu achei que era brincadeira”, contou a mãe.
No fim, Lewys Hamilton acabou indo para o São Paulo. A partir de fevereiro, o menino de Caçapava deve começar a treinar semanalmente com o clube tricolor, conforme a programação para a faixa etária. A partir daí, poderá estrear.