A Fórmula 1 cancelou o GP da Emilia-Romagna. O anúncio, que foi feito nesta quarta-feira (17), impacta a temporada 2023 da principal categoria do automobilismo mundial.
A F1 cancelou a corrida em Ímola, na Itália, e não informou ainda se o GP será realizado em outra data. Desta forma, a temporada muda por ora: agora, a categoria terá 22 etapas neste ano, e não mais 23 provas.
Vale lembrar que a Fórmula 1 projetava, inicialmente, 24 corridas para 2023. O GP da China foi cancelado antes do início da temporada por causa da pandemia de Covid-19 e de políticas locais de combate à doença. A direção da F1 decidiu não substituir o GP, originalmente marcado para os dias 14, 15 e 16 de abril.
O GP da Emilia-Romagna, que aconteceria neste fim de semana, foi cancelado por causa de fortes chuvas que atingem o norte da Itália nos últimos dias. Pelo menos cinco pessoas morreram nas últimas 24 horas, e a região está em elevado grau de alerta.
O autódromo de Ímola já havia sido evacuado na terça-feira (16), e diversos pontos das instalações foram tomados pela água -- imagens de drone mostram a inundação provocada pela chuva no circuito da F1. A pedido das autoridades locais, equipes e funcionários da F1 não foram ao local nesta quarta.
Os pilotos da F1 também reagiram ao cancelamento do GP da Emilia-Romagna. “Max Verstappen e Verstappen.com.br apoiam a decisão tomada pela F1 e pelas autoridades locais de cancelar o GP. Nossos pensamentos estão com aquele afetados pelas chuvas e enchentes que caem na região da Emilia-Romagna. Desejamos a todos força para garantir a segurança ao longo desse período difícil”, afirmou o holandês, líder do mundial de Fórmula 1.