A reta final da temporada 2024 da Fórmula 2 tem quatro pilotos separados por menos de 50 pontos. Isack Hadjar (Campos) lidera com 165, mas vem de uma sequência negativa, intercalando dois pódios e quatro corridas sem pontuar nas últimas três etapas. O brasileiro Gabriel Bortoleto (Invicta) é segundo com 154,5 pontos; Zane Maloney (Rodin) é terceiro, com 135; Paul Aron (Hitech) é quarto, com 124.
A três etapas para o fim do campeonato Gabriel Bortoleto ainda busca o título de 2024 na F2. Caso consiga, conquistará um feito raro, que fortaleceria ainda mais suas credenciais a uma vaga no grid da Fórmula 1 em 2025.
O brasileiro foi campeão da Fórmula 3 em 2023 e pode conquistar o título da Fórmula 2 já no ano seguinte. Até hoje, apenas três pilotos conquistaram esta dobradinha, e garantiram vagas na F1 – onde estão até hoje, inclusive com vitórias no currículo.
O primeiro a conquistar o feito foi Charles Leclerc. O monegasco foi campeão da então GP3 em 2016 e faturou a Fórmula 2 em 2017. Chegou à F1 em 2018 pela Sauber e foi promovido à Ferrari em 2019.
Já no ano seguinte, George Russell repetiu o feito: foi campeão da Fórmula 2 em 2018, depois de vencer a GP3 em 2017. Estreou na Fórmula 1 em 2019 pela Williams e foi promovido a titular da Mercedes a partir de 2022.
O terceiro da lista é Oscar Piastri. Campeão da Fórmula 3 em 2020, o australiano faturou a Fórmula 2 já em 2021. Em 2022, trabalhou na Fórmula 1 como reserva da Alpine – no entanto, a McLaren bancou o piloto, recorreu aos tribunais e conseguiu sua contratação para ser titular a partir de 2023.
Fenômeno recente
Mas por que é tão raro ver pilotos que sejam campeões em anos consecutivos nas categorias que formam os últimos degraus antes da chegada à Fórmula 1?
Durante muitas décadas, a formação até a chegada à F1 não era linear. Pilotos passavam por categorias como a Fórmula 2 (a antiga), a Fórmula Ford, a Fórmula 5000 e a Fórmula 3 britânica antes de garantirem vagas no grid, mas era comum que equipes fossem atrás de corredores que disputavam categorias diversas em busca de versatilidade.
Com o advento da Fórmula 3000 a partir de 1985, a F1 ganhou um último degrau mais homogêneo – o que não impedia, na década de 1980, que pilotos se revezassem entre as duas competições. Aos poucos, a F-3000 foi se tornando mais organizada, mas deu lugar à GP2 a partir de 2005. Em 2017, virou a atual Fórmula 2.
A atual Fórmula 3 não tem um caminho tão reto. A competição atual é realizada desde 2019, a partir da fusão da antiga GP3 com a Fórmula 3 europeia. A GP3, por sua vez, começou a ser disputada em 2010, seguindo o processo de organização das categorias de acesso.
No entanto, antes dela, não havia um penúltimo degrau “oficial” antes da F1, e os pilotos chegavam à GP2 oriundos de diversas competições – como os campeonatos de Fórmula 3 (no Reino Unido, na Europa, na América do Sul ou na Ásia), ou as fórmulas de marcas (BMW e Renault, por exemplo)
Próximas etapas da Fórmula 2
Confira a programação da reta final da temporada 2024 da Fórmula 2
Etapa de Baku (Azerbaijão)
- 14/set: Corrida sprint
- 15/set: Corrida principal
Etapa de Losail (Catar)
- 30/nov: Corrida sprint
- 1º/dez: Corrida principal
Etapa de Yas Marina (Abu Dhabi)
- 7/dez: Corrida sprint
- 8/dez: Corrida principal
Classificação da Fórmula 2
Confira como está o campeonato de pilotos da Fórmula 2 após as 11 primeiras etapas:
- 1. Isack Hadjar (FRA/Campos): 165 pontos
- 2. Gabriel Bortoleto (BRA/Invicta): 154,5 pontos
- 3. Zane Maloney (BAR/Rodin): 135 pontos
- 4. Paul Aron (EST/Hitech): 124 pontos
- 5. Jak Crawford (EUA/Dams): 105 pontos
- 11. Enzo Fittipaldi (BRA/Van Amersfoort): 61 pontos