A temporada 2024 da Fórmula 2 chega ao fim neste final de semana, em Abu Dhabi. E o cenário é bastante imprevisível na disputa pelo título do campeonato de pilotos. Afinal, apenas meio ponto separa o líder, Gabriel Bortoleto, do vice-líder, Isack Hadjar.
Bortoleto, da Invicta Racing, contabiliza 188,5 pontos, enquanto Hadjar, da Campos, tem 188. E enquanto os dois surgem como favoritos ao título, um terceiro nome ainda chega à etapa ainda com chances: Paul Aron, da Hitech, tem 163 pontos e é terceiro.
No caso de Aron, as possibilidades são complicadas. O estoniano precisa tirar 26 pontos para os dois rivais, de 39 pontos possíveis. Para dificultar, Hadjar leva vantagem no número de vitórias – são quatro ao longo do ano, contra uma do terceiro colocado.
Mas caso a disputa fique entre Bortoleto e Hadjar, a situação é matematicamente simples: um precisa superar o outro, já que a diferença é mínima. O brasileiro somou o inusitado meio ponto ao empatar com Dennis Hauger no oitavo lugar na corrida sprint da etapa de Monza.
Para Hadjar, a vitória sobre Bortoleto precisa vir com qualquer pontuação. O brasileiro, por sua vez, pode até não pontuar, desde que o francês não pontue – e Paul Aron some menos de 26 pontos.