Fórmula 1

Promessa do automobilismo brasileiro, Caio Collet avalia novo carro da Alpine

Em entrevista exclusiva, membro da academia da Alpine comenta o lançamento do novo modelo da equipe francesa na F1

Emanuel Colombari e Pedro Lopes

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Dutch Photo Agency
  1.  

Prestes a dar início a sua segunda temporada no campeonato de Fórmula 3 da FIA, Caio Collet, uma das promessas brasileiras no automobilismo e membro da academia de pilotos da equipe Alpine, conversou com exclusividade com a Band e falou de diversos assuntos que serão publicados nos próximos dias. 

Entre eles, o jovem piloto, de 19 anos, comentou o lançamento do A522, o carro de 2022 da equipe Alpine na F1, realizado na tarde da última segunda-feira. Na ocasião, a equipe inovou e apresentou duas pinturas diferentes. Uma delas, com rosa predominante, será usada nas duas primeiras corridas para celebrar o novo patrocinador da equipe. A outra, com mais azul, será usada no restante da temporada. 

“Achei que ficou bem legal, especialmente que fizeram dois sets diferentes, principalmente para colocar a marca BWT em aparência nas duas primeiras etapas – depois, voltar para um design um pouco mais original, como tinha ano passado. Achei que o carro ficou super legal, ficou muito bonito”, diz Collet. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

E por fazer parte da academia de pilotos da Alpine, o carro de Caio na equipe MP Motorsport acaba sendo caracterizado com as cores da equipe de F1. Contudo, a pintura será um pouco diferente daquela vista no carro da F1. 

“Acho que o meu carro e os carros dos pilotos da academia vão ser um pouquinho diferentes. Eu ainda não posso falar, mas vai ser um pouquinho diferente, não vai ser igual ao da Fórmula 1. Mas realmente ficou muito bonito”, afirma.

Apesar de fazer parte do grupo Alpine, Caio revela que viu pouco do carro da F1 antes de ele ser apresentado ao mundo, algo comum no universo sigiloso da maior categoria de automobilismo do mundo. 

“Acompanhar, eu não diria. Lógico que a gente participa de algumas coisas, a gente consegue ver eles construindo algumas partes do carro, mas realmente a gente não tem muita noção do que está acontecendo no geral. Vê algumas partes sendo feitas - uma asa aqui, outras partes, carenagem, volante sendo feitos em diversas áreas -, mas a gente nunca imagina o carro inteiro. É bem difícil. Esse ano é uma página em branco para todas as equipes, e a gente vai saber mais em Barcelona nesta semana”, revela. 

Conheça a trajetória de Collet no automobilismo

Caio Collet é um dos jovens expoentes do kartismo nacional. Iniciou sua carreira no kart em 2009, com apenas 7 anos de idade. Após um ano de carreira, os títulos começaram a aparecer. Em 2010, tornou-se vice-campeão Brasileiro na categoria Mirim. E as conquistas só cresceram. Já são quatro títulos Brasileiros, seis títulos Paulistas, duas vezes campeão do Top Kart Brasil, entre outros.

O ano de 2014 foi um marco na carreira do piloto, com sete títulos e dois vice-campeonatos. Foi considerado o melhor piloto do ano, conquistando o prestigiado troféu Capacete de Ouro, prêmio concedido pela revista Racing.

Em 2015, a consagração também internacional. O piloto levou o Brasil ao alto do pódio no Mundial de Kart, na Itália, chegando em terceiro lugar na categoria KF Junior. Também foi o melhor estreante no Europeu de Kart, subindo ao pódio em uma das etapas.

No Brasil, conquistou o bicampeonato Brasileiro e o Top Kart Brasil.

Em 2016, o piloto deu mais um passo importante e se tornou o primeiro kartista sul-americano a fazer parte da equipe de fábrica da Birel ART Grand Prix, time comandado por Nicolas Todt. Collet disputou o WSK Super Master Series, a Copa dos Campeões WSK, o Europeu de Kart CIIK-FIA e o Mundial, conquistando pódios e vitórias.

Ao final da temporada, o brasileiro foi escolhido para integrar o seleto grupo de pilotos da All Road Management, também de Nicolas Todt.

Em 2018, o piloto fez sua transição para os monopostos. Disputou sete provas da F-4 dos Emirados Árabes e conquistou uma vitória, quatro segundos lugares, um terceiro e um quarto. Também se tornou o primeiro brasileiro campeão do Volante Winfield, competição que revelou campeões como Alain Prost. Como prêmio, faturou a temporada completa na Fórmula 4 Francesa e não desperdiçou mais esta chance.

Collet conquistou o título francês, vencendo sete das 21 provas e também conquistando sete pole positions.

Em 2019, Caio tornou-se integrante do Renault Sport Academy e participou da Fórmula Renault Eurocup, conquistando o título entre os estreantes com 10 vitórias. No geral, foi o quinto colocado, com cinco pódios, um deles na preliminar do GP de Mônaco da Fórmula 1.

No final do ano, o piloto ainda teve a chance de pilotar um carro da Fórmula 1 pela primeira vez, numa ação da equipe Renault. Após algumas voltas em Paul Ricard (Fra), Collet participou do F1 Festival Senna Tribute em São Paulo, antes do GP do Brasil de Fórmula 1 e levou a torcida ao delírio acelerando um F-1 nas ruas próximas ao Parque do Ibirapuera.

Em 2020, o brasileiro foi vice-campeão da Fórmula Renault Eurocup, com 12 pódios, sendo cinco vitórias em 20 corridas. Anotou um recorde expressivo na categoria, marcando pontos em 34 corridas consecutivas.

Na temporada 2021, o piloto disputou a FIA F3 pela equipe MP Motorsport e seguiu pelo terceiro ano no programa da Renault, que passou a se chamar Alpine Academy.

Nas 19 provas disputadas, o brasileiro conquistou dois pódios e pontuou em 12 delas, sendo nove Top-5. Collet foi o nono colocado no campeonato, entre os 30 pilotos da categoria. E o segundo melhor estreante, entre os 19 estreantes de 2021.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.