A General Motors estreará na Fórmula 1 em 2026 com uma equipe que levará o nome da marca Cadillac.
Mas antes mesmo de cair nas graças do público da F1, a marca já é bastante conhecida, seja pela elegância de seus carros clássicos, seja pelas referências na cultura pop.
Ao longo de décadas, Cadillac se tornou sinônimo de elegância. Com isso, muitas vezes a marca se viu associada a quem queria exibir uma imagem de classe.
Confira sete referências à Cadillac na cultura pop:
Música
Talvez ninguém tenha feito tanto pelos Cadillac na música nacional quanto Roberto Carlos. O Rei não apenas escreveu e gravou a música “O Cadillac”, como ainda mandou o carro para o mecânico na letra de “O calhambeque”. Mas a marca também foi lembrada em canções de nomes como Ariana Grande, Joe Cocker, Foster The People, Carrie Underwood e Quiet Riot.
O Rei dos Cadillacs
Mas ninguém na música teve uma relação tão forte com a Cadillac quanto Elvis Presley. Ao longo de toda a vida, o Rei do Rock teria contabilizado mais de 400 carros da marca, muitos deles comprados às dezenas de uma só vez. O mais conhecido era um modelo Fleetwood que ele comprou em 1955, pintou de rosa e deu de presente para a mãe.
Cadillac Records
O filme lançado em 2008, estrelado por Adrien Brody e Beyonce, conta a história da Chess Records, uma gravadora musical que premiava com carros da Cadillac os artistas que emplacassem sucessos. O empreendimento fechou as portas em 1975 e contou com nomes importantes do blues, como Muddy Waters, John Lee Hooker, Buddy Guy, Etta James, Chuck Berry e Minnie Ripperton.
Cadillac One
Historicamente, o carro oficial do presidente dos Estados Unidos era um modelo fornecido pela Lincoln. Em 1984, no entanto, a Casa Branca recebeu um Cadillac Fleetwood todo customizado para a presidência de Ronald Reagan. A marca reassumiu o posto em 1993 para a presidência de Bill Clinton, depois com George W. Bush a partir de 2001. O modelo atual é um protótipo apresentado em 2018.
Cadillacs & Dinosaurs
Se você gastou dinheiro em ficha de fliperama na década de 1990, certamente curtiu esse game aqui. Baseado em uma série de histórias em quadrinhos publicados nos anos 1980, o arcade colocava um grupo de pesquisadores que tinha um Cadillac e o objetivo combater uma gangue - que, por sua vez, maltratavam dinossauros recriados em um futuro distante. Uma loucura, mas que rendeu um jogo bem legal.
Rita Cadillac (a francesa)
Você conhece a história de Nicole Yasterbelsky? Pois a francesa se tornou um ícone cultural da França na década de 1950. Aos 16 anos, ela começou a carreira de pin-up com o nome de Rita Cadillac, numa alusão ao desenho curvilíneo dos carros da marca. Até a década de 1960, ela se tornou um nome conhecido como dançarina dos cabarés de Paris.
Rita Cadillac (a brasileira)
A Rita Cadillac francesa inspirou o nome da Rita Cadillac brasileira. Nascida Rita de Cássia Coutinho, a Rita brasileira adotou o nome artístico da francesa no início da carreira. Na década de 1970, a nossa Rita explodiu como dançarina, fazendo fama nacional nos programas de Abelardo Barbosa, o Chacrinha.