Único dos 20 pilotos titulares da F1 2024 a não marcar um ponto sequer, Valtteri Bottas disse que sua ida para a Sauber, em 2022, foi um erro. O piloto havia sido dispensado da Mercedes para a chegada de George Russell.
“Foi um erro, mas não dá para prever o futuro. Tudo começou muito bem no primeiro ano, mas desde então tem sido uma ladeira abaixo, mas não dá para prever o futuro. Estou aliviado que esta parte da minha carreira tenha terminado e agora estou realmente olhando para frente e trabalhando duro para fazer o melhor plano de como voltar ao grid. É assim que as coisas são, e eu só quero ter certeza de que o próximo passo que eu fizer será bom e espero que tempos melhores estejam por vir”, diz Bottas.
Bottas ainda revelou que tinha outras opções na mesa para aquela temporada. Segundo o finlandês, uma delas era retornar à Williams, equipe que o revelou, e que tinha, justamente, a vaga de Russell aberta. Com a decisão de ir para a Sauber, a vaga na Williams foi preenchida por Alexander Albon.
“Havia Williams, havia Williams naquele momento”, revelou.
Bottas disputou três temporadas pela Alfa Romeo/Sauber: 2022, 2023 e 2024. Sua melhor classificação no campeonato foi justamente em 2022, quando terminou em 10º. Seu melhor resultado em corridas nesses três anos foi na mesma temporada, com o quinto lugar no GP da Emilia-Romagna.
Tanto Bottas quando o chinês Zhou Guanyu foram dispensados da Sauber para a chegada de uma nova dupla, formada por Nico Hulkenberg e o brasileiro Gabriel Bortoleto.