O teste de pós-temporada 2024 da Fórmula 1 nesta terça-feira (10) marcou a estreia de Gabriel Bortoleto como piloto da categoria com a Sauber.
O campeão da Fórmula 2 guiou pela primeira vez com o carro da equipe suíça vestindo um macacão todo preto. Para a sessão, o número do brasileiro foi o 98, embora ainda não esteja confirmado que será a numeração que ele utilizará na temporada de 2025.
Pela manhã, Bortoleto contabilizou 74 voltas. Na melhor delas, marcou 1:25.306, fechando o turno na oitava colocação.
No teste de 2024, as equipes puderam contar com dois carros – nos anos anteriores, apenas um carro por sessão era permitido. Via de regra, cada time escalou um piloto novato, enquanto um titular da próxima temporada foi escalado para testar pneus.
Entre os titulares, a principal novidade ficou com a Red Bull, que poupou Max Verstappen e Sergio Pérez. Assim, Yuki Tsunoda foi escolhido para o posto, deixando Isack Hadjar para os testes de pneus. Na Racing Bulls, Liam Lawson testou com Ayumu Iwasa.
Na Sauber, Nico Hulkenberg foi nome escolhido para o teste de pneus. Já na Aston Martin, Felipe Drugovich foi escalado para se dividir com Jak Crawford no teste de novatos, enquanto os testes de pneus ficaram a cargo de Lance Stroll.
Um dos nomes mais visados da sessão foi o de Carlos Sainz, agora piloto da Williams. O espanhol, ex-Ferrari, participou da atividade com macacão e capacete brancos, sem patrocinadores. Com o tempo de 1:24.435, foi o mais rápido da manhã de testes.
Na segunda-feira (9), ele já havia pilotado a Williams FW46 em um dia de filmagem, evento privado previsto no regulamento. Na terça-feira pela manhã, deu 73 voltas.