Gabriel Bortoleto, da Invicta, cruzou a linha de chegada no Catar, neste domingo (1), em 1º lugar, mas por conta uma punição de 5 segundos ficou em 3º, atrás de Isack Hadjar. O resultado, no entanto, foi suficiente para ele manter a liderança na briga pelo título da temporada da F2. Paul Aron venceu a prova.
O título da categoria será definido na etapa de Yas Marina (Abu Dhabi), no próximo fim de semana, com cobertura do Grupo Bandeirantes. A vantagem de Bortoleto é de apenas 0,5 ponto na classificação.
Após atraso na largada, Bortoleto assume a ponta
Um acidente forte na prova da Porsche Oriente Médio, que cancelou o evento, atrasou a largada da F2 em duas oportunidades (15 e 5 minutos em cada uma delas), para reparos na barreira de proteção para a F2 e a F1. Após esses 20 minutos, Bortoleto assumiu a ponta com uma largada espetacular, enquanto o francês Isack Hadjar, o principal rival pelo título, caiu de 9º para 11º no início.
Punição ao brasileiro
Com pneus médios, Bortoleto imprimiu um ritmo forte nas primeiras voltas para se distanciar dos rivais antes de trocar pneus. Na 9ª volta, o brasileiro foi prejudicado pelo safety car, em razão problemas no carro de Kimi Antonelli, que deixou os boxes fechados justamente quando Bortoleto iria parar. O movimento de desistência de última hora, após cruzar a linha do pit, gerou punição de 5 segundos ao piloto.
Novo safety Car
Após a saída do primeiro safety car, a corrida ficou insana. Mas demorou apenas mais uma volta para um acidente entre Villagomez e Crawford paralisar a corrida outra vez. A nova interrupção prejudicou Bortoleto, que precisava recuperar o tempo perdido com a punição anterior. Naquele momento, ele estava em sétimo, atrás dos seis pilotos que ainda não tinham trocado pneus.
Brasileiro vence, mas não leva
No fim da prova, Bortoleto atropelou os rivais e chegou na frente, mas caiu para 3º por ter que pagar a punição. Paul Aron terminou em 1º e Isack Hadjar, em 2º.
Bortoleto está confirmado na F1 em 2025
Bortoleto está acertado para correr pela Sauber em 2025, na Fórmula 1, e será o 33º brasileiro a integrar a elite da categoria, desde a criação do campeonato, em 1950. O acerto confirma uma ascensão meteórica. O piloto venceu a F3 e, nesta temporada, está próximo do título da F2.