Quais são as regras das bandeiras na Fórmula 1?

Saiba quais são as 10 bandeiras da Fórmula 1 e o significado de cada uma delas

Da redação

Veja o significado das bandeiras da Fórmula 1
Divulgação/F1

Além do rádio, a direção de prova da Fórmula 1 usa bandeiras para se comunicar com os pilotos durante as ações em pista. Com as flags (bandeira em inglês), os fiscais espalhados ao longo do percurso conseguem sinalizar acidentes, óleo na pista, entrada de carros mais lentos e assim por diante.

A Band transmite a Fórmula 1 na TV aberta. Você ainda pode acompanhar o campeonato no Bandsports (TV fechada), em Band.com.br e em Bandplay.

No total, a Fórmula 1 utiliza 10 bandeiras para se comunicar com os pilotos. A seguir, veja quais são as flags da F1 e as regras de cada uma delas.

O que significa a bandeira quadriculada da Fórmula 1?

A mais famosa de todas é a bandeira quadriculada. Ela é mostrada ao piloto que cruza a linha de chegada e vence a corrida. Duas considerações importantes: ela também é exibida para os demais pilotos que completam a prova, além de ser usada para indicar o término dos treinos ao longo do fim de semana de disputas da Fórmula 1.

Bandeira amarela

A bandeira amarela é uma indicação de perigo aos pilotos. Pode haver algum objeto na pista, algum carro parado em local perigoso. Se o fiscal exibir duas bandeiras amarelas de uma vez, o piloto deve ter ainda mais atenção e reduzir bastante a velocidade. São proibidas ultrapassagens no trecho.

Bandeira azul

A bandeira azul é utilizada para indicar ao retardatário que um carro mais rápido está atrás e precisa passar. Ou seja, a ultrapassagem precisa ser permitida. Se o piloto lento for alertado três vezes e não deixar o adversário melhor colocado passar, ele pode sofrer punição da direção de prova.

Bandeira vermelha

A bandeira vermelha sinaliza que a corrida está interrompida, seja por acidentes ou por uma condição de pista perigosa. Ela também pode indicar o término da prova se a direção entender que não há segurança necessária aos pilotos.

Bandeira verde

A bandeira verde indica que os perigos ou problemas mostrados com outras bandeiras sinalizadas anteriormente acabaram. Desta forma, os pilotos podem voltar a acelerar normalmente.

Bandeira branca

A bandeira branca mostra ao piloto que um carro mais lento está na pista. Pode ser uma ambulância, o safety car ou até um guincho para retirada de peças que sobraram de um acidente.

Bandeira preta

A bandeira preta vem acompanhada do número do piloto e nenhum atleta quer recebê-la. Ela indica que o carro deve retornar ao pit, uma vez que tem alguma irregularidade e foi desclassificado da prova.

Bandeira preta com círculo laranja

A bandeira preta com o círculo laranja também acompanha o número do piloto. Ela indica que o carro está com problema mecânico e precisa ir para o pit.

Bandeira preta e branca na diagonal

A bandeira branca e preta serve como uma advertência ao piloto por uma conduta antidesportiva. Ela também acompanha o número do carro. Caso a direção entenda que o piloto não mudou a postura, ele pode ser desclassificado (bandeira preta).

Bandeira vermelha e amarela

A bandeira listrada nas cores vermelha e amarela indica ao piloto que a pista está escorregadia. Isso pode ser consequência de óleo derramado no asfalto ou excesso de água em determinados pontos do circuito.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.