Mattia Binotto está de volta à Fórmula 1. Nesta terça-feira (23), o ex-chefe de equipe da Ferrari foi anunciado pela Audi – que assumirá o controle da Sauber a partir de 2026 – como diretor de operações (COO) e diretor do departamento técnico (CTO) da equipe na categoria.
Apesar do anúncio, a entrada de Binotto na Audi acontecerá oficialmente em 1º de agosto. O engenheiro liderou a operação da Ferrari na F1 entre 2019 e 2022, e foi especulado na Alpine desde então. Na nova função, será responsável pela administração operacional e esportiva da escuderia alemã.
“Com sua longa experiência de mais de 25 anos na Fórmula 1, ele estará indubitavelmente apto para dar uma contribuição decisiva para a Audi”, comemorou Gernot Döllnet, CEO da Audi AG.
“Nosso objetivo é levar todo o projeto da Fórmula 1 à velocidade da F1, com estruturas administrativas claras, responsabilidades definidas, interfaces reduzidas e processos eficientes de tomadas de decisão. Para este propósito, a equipe deve estar apto a agir de maneira independente e clara”, completou.
Andreas Seidl de saída
A chegada de Mattia Binotto acontece ao mesmo tempo em que a Sauber anuncia a saída de Andreas Seidl, então CEO da Sauber. O alemão, ex-chefe de equipe da McLaren, estava na função desde janeiro de 2023.
Além dele, também está de saída o presidente do conselho administrativo, Oliver Hoffmann. As mudanças são parte da proposta de reformulação anunciada por Gernot Döllner.
“Gostaria de agradecer a Oliver e Andreas pelo importante trabalho no estabelecimento de nossa entrada na Fórmula 1 e no compromisso em prepara-la”, encerrou o dirigente.