A Aston Martin apresentou nesta quinta-feira (10) o modelo AMR22, que utilizará na temporada 2022 da Fórmula 1. Adaptado ao novo regulamento técnico da categoria, o carro apresenta novas cores: o verde segue predominante, mas os detalhes rosas deram lugar a deram lugar a detalhes amarelos, graças a novos patrocinadores.
Durante a apresentação, o presidente da equipe, Lawrence Stroll, deixou claro que o novo carro é parte de um processo longo do Aston Martin para chegar ao topo da Fórmula 1 a médio prazo. “Queremos vencer, mas sabemos que não é fácil, por isso temos um plano”, disse. “A última temporada foi o primeiro ano de um plano de cinco anos.”
Em 2021, o time terminou a temporada com a sétima posição no Mundial de construtores, somando 77 pontos. O melhor resultado da equipe no ano foi o segundo lugar de Sebastian Vettel no Azerbaijão – o alemão chegou a repetir a posição no GP da Hungria, mas o resultado foi posteriormente cassado e ele foi desclassificado.
Para Vettel, a expectativa é justamente de buscar melhores resultados. A equipe manteve sua dupla para a temporada, com o canadense Lance Stroll ao lado do alemão.
“É sempre um grande esforço”, afirmou o tetracampeão. “Apontar onde estaremos é difícil neste momento, mas estamos em uma ascensão. Queremos ser melhores do que no ano passado. Em 2021, tivemos dificuldades, e acho que, por muitas razões, devemos ser melhores neste ano”, acrescentou.
O carro estreará em pista já nesta sexta-feira (11), quando participará de filmagens em Silverstone. Depois, com os dados coletados nas filmagens, a equipe levará seu novo AMR22 para os testes de pré-temporada, em Barcelona, a partir do dia 23 de fevereiro.